DIVULGACAO

Trabalho concluído

Trabalho concluído 630 318 Instituto Palavra Aberta

DIVULGACAOO título é extenso como o contéudo e revela a minuciosa pesquisa na área do Jornalismo que Ricardo Gandour fez para finalizar o seu trabalho na Columbia University, hoje publicado oficialmente.

Foram cinco meses como visiting research fellow na Escola de Jornalismo da Columbia University (EUA) e o resultado é Um novo ecossistema informativo: como a fragmentação digital está moldando a forma pela qual produzimos e consumimos notícia, estudo acadêmico de Ricardo Gandour, que trabalhou no Grupo Estado por 10 anos, sendo a sua última função como diretor de Conteúdo.

Neste trabalho Gandour faz a seguinte consideração:

“Um novo ambiente jornalístico está sendo construído. Ele é caracterizado por consolidação e fragmentação, dois fenômenos conceitualmente opostos mas que avançam de forma simultânea. As pessoa recebiam as notícias das redações profissionais, e as empresa jornalísticas se sustentavam com essa exclusividade. Com a Internet, a informação tornou-se abundante e em grande parte gratuita. Com as redes sociais, os conteúdos das redações são replicados em pedaços. E todo mundo se tornou capaz de publicar e ter voz. Há agora mais informação, e isso é inegavelmente bom. Mas nas redes sociais, as notícias profissionais qualificadas se misturam com outras informações e opiniões não-checadas. Rumores e fofocas entram no fluxo. Chamamos isso de fragmentação digital. As empresas jornalísticas estão enfrentando problemas. Muitas são forçadas a cortar custos, reduzindo sua capacidade de oferecer mais notícias, contexto e análises. Isso pode diminiuir a qualidade do ambiente informativo como um todo…”

Essas e outras observações mais aprofundadas podem ser conferidas, em inglês ou português, acessando o link https://knightcenter.utexas.edu/ebook/new-information-environment.

Foto: divulgação

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.