Moral provisória – ética e jornalismo: da gênese à nova mídia

Costa, Caio Tulio Vieira
Doutorado

Currículo lattes

http://lattes.cnpq.br/2950199260904453

Contribuidores

José Coelho Sobrinho (Orientador)

Currículo lattes

http://lattes.cnpq.br/6326983433819708

Instituição de Defesa: Universidade de São Paulo – USP

Palavras-chave: Comunicação. Ética. Internet. Jornalismo. Nova Mídia. Objetividade. Moral.

Resumo

Com o intuito de mapear o território e os limites éticos e morais numa indústria da comunicação que passa por mudanças estruturais, o estudo recupera dilemas capazes de nortear a atuação do comunicador e aprofunda a discussão da moralidade na mídia, por conta de um vácuo na formação do comunicador em relação à ética e à moral na perspectiva da história do conhecimento. Com o uso de exemplos clássicos da literatura, da dramaturgia ou da própria comunicação, o resultado é um itinerário que perpassa momentos relevantes para a mídia com o objetivo de revelar diferenças entre conceitos sólidos da modernidade e a fluidez que estes mesmos conceitos encontram tanto na modernidade quanto no que se convencionou chamar de pós-modernismo. Ao mesmo tempo, detalha como se edifica uma nova mídia enquanto se delineia a concentração global da indústria da comunicação, assentada na dispersão dos indivíduos. O trabalho também pretende endereçar a questão do futuro das comunicações, qual a importância do jornalista no momento em que qualquer indivíduo, cidadão ou instituição tem facilmente às mãos os meios tecnológicos capazes de lhe dar poder para fazer comunicação local ou de massa além de analisar como ética e moral se inserem neste contexto.

Link: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-24042009-151655/pt-br.php

Curso: Comunicação

Ano: 2008