Estudos

Uma das áreas de atuação do Instituto Palavra Aberta é a promoção de estudos (pesquisas, levantamentos) sobre liberdade de expressão. Isso é feito por meio de incentivos à produção acadêmica nacional e divulgação de pesquisas internacionais, realizadas por entidades parceiras, sobre o tema – sempre com o objetivo de fomentar discussões e ações em defesa da liberdade de expressão.

No momento, estão disponíveis dois estudos próprios. O primeiro, realizado pela Tendências Consultoria Integrada a pedido do Palavra Aberta, foi lançado em 2011 e aponta os malefícios das restrições à publicidade. O segundo, lançado em 2012, apresenta um levantamento dos veículos de comunicação existentes no Brasil, organizados de forma simplificada e acessível.

Para acessá-los (formato PDF), clique nos respectivos títulos:

Pluralidade dos Meios de Comunicação (íntegra)

Efeitos Econômicos de Restrições Impostas à Informação Publicitária (íntegra)

Efeitos Econômicos de Restrições Impostas à Informação Publicitária (resumo)