Pós-verdade e credibilidade jornalística

Pós-verdade e credibilidade jornalística 630 390 Instituto Palavra Aberta

Fórum promovido pela ANER, em São Paulo, reúne mais de 300 comunicadores e destaca a importância da apuração dos veículos profissionais no combate às falsas notícias.

“As pessoas consomem aquilo que vai ao encontro da sua visão de mundo”. A frase dita pelo filósofo Luiz Felipe Pondé, durante o fórum denominado “O papel da Mídia Brasileira na Era da Pós-Verdade”, promovido pela Associação Nacional de Editores de Revista (ANER), na terça-feira (4), na capital paulista, ilustra parte das reflexões e adaptações sobre as quais se debruçam, atualmente, os veículos de comunicação.

Com o objetivo de destacar a importância do momento para o fortalecimento da democracia e a oportunidade de garantir à sociedade o direito de informações críveis, apuradas com técnica, rigor e ética profissional, o evento, voltado a profissionais de comunicação, apresentou a necessidade premente de se resistir à propagação de notícias falsas e alternativas que circulam nas redes sociais e têm impacto nas decisões em âmbitos político, econômico e social.

“Mentiras e verdades não podem ter o mesmo valor. E a pós-verdade pode ser sinônimo de mentira, na medida em que fatos objetivos parecem ter menor influência sobre crenças populares”, frisou o presidente da ANER, Fabio Gallo, durante a abertura do encontro, destacando a velocidade com que as “fake news” são compartilhadas. Ele ainda lembrou casos como o ocorrido em 2014, quando uma mulher foi espancada até a morte por populares no Guarujá, litoral de São Paulo, acusada de praticar magia negra, e o boato — inverídico — espalhou-se nas redes sociais.

Para o jornalista, colunista da rádio USP e professor universitário, Carlos Eduardo Lins da Silva, a definição de verdade já se mostra algo bastante complicado. “Fico com o conceito de pós-fato. É preciso separar o fato do não-fato”, destacou. Ele frisou que o momento atual é bastante delicado, pois lideranças hierárquicas mundiais estão usando do artificio de divulgar falsas notícias para fins escusos. Como exemplo, citou a eleição de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos e disse que ele “ganhou com base no Twitter e nas mentiras. “Há uma indústria da pós-verdade, com remuneração por resultados”, disse.

Lins abordou ainda, que existe um descrédito geral na sociedade para com as instituições, incluindo a imprensa, o que contribui para o a disseminação de visões alternativas. Segundo ele, o combate à pratica não passa necessariamente por maior regulação da mídia. “Seria um perigo, na medida que já temos leis para garantir a punição a desvios de conduta, e definir o que seria notícia falsa também pode ser relativizado”. Mudanças sociais e culturais seriam mais adequadas, segundo o especialista, que defendeu ainda a constante checagem de informações.

O jornalista Chico Mendonça compareceu ao evento como representante do governo federal. Segundo ele, as fake news foram usadas com força para combater as reformas que estão sendo propostas pelo governo. Na sua visão, logo que a gestão de Michel Temer anunciou que faria a Reforma da Previdência, surgiram informações de que o rombo no sistema previdenciário não existia. Ele esclareceu, com números, os motivos das reformas e destacou que as falsas notícias acabam “grudando” com facilidade pelo descompromisso com o fato.

Por que se consome notícias falsas?

Durante sua explanação, o filósofo Luiz Felipe Pondé fez uma análise acerca dos motivos que levam o cidadão a consumir: “Consumimos mentiras porque gostamos de consumir o que nos diverte. Só relativizamos aquilo que não concordamos”, elencou.as notícias falsas como verdade, muitas vezes, sabendo que não estão de acordo com a realidade dos fatos.

A lógica do desejo e gostos pessoais como critério de consumo de notícias também foi apresentada pelo jornalista Eugênio Bucci, que mencionou a paixão e o prazer como fatores decisórios neste processo de escolha, em detrimento da razão. Ele também frisou a checagem e a necessidade de disponibilização, cada vez maior, de fatos acessíveis para garantir a entrega de uma informação de qualidade – matéria prima do “bom jornalismo”.

O combate aos mercados de mentiras

“Abre-se uma grande oportunidade para a imprensa mostrar que o jornalismo é feito com checagem de fatos e manutenção da qualidade para termos uma sociedade melhor. Temos de aproveitar e reforçar a importância do jornalismo profissional”, explicou Gallo.O último painel reuniu, em um talk show, mediado pela jornalista Monica Waldvogel, o presidente da ANER, Fábio Gallo; Marcelo Rech, da Associação Nacional de Jornais (ANJ), e Paulo Tonet, presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), e tratou de democracia e os mecanismos de combate às falsas notícias.

Para Tonet, da Abert, a arma da imprensa contra a prática nociva passa pelo exercício da credibilidade, com a certificação do bom jornalismo e da informação crível, “a técnica do jornalismo sério é perene”.

“A grande imprensa erra, mas busca a correção dos seus erros. Tem que ser constante a busca pela clareza e a checagem jornalística. Não estamos nesta área para fazer amigos, mas para prover a pluralidade das informações com responsabilidade”, abordou o presidente da ANJ, Marcelo Rech.

Segundo Rech, já estão surgindo campanhas publicitárias, sobretudo nos Estados Unidos, para explicitar a diferença entre a produção profissional da informação e a elaboração de informações por meio das redes sociais.

O diretor de redação da revista Época, João Gabriel de Lima encerrou o evento com uma visão otimista do futuro. Abordando o papel das revistas neste cenário, declarou o aspecto consolidador destas publicações ao aprofundar o assunto, os perfis e as histórias.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.