7º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia

7º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia 550 345 Instituto Palavra Aberta

Marcado para o dia 4 de maio, em Brasília, o evento quer debater os limites éticos e direitos da imprensa, a questão dos crimes de ódio e a regulamentação da publicidade no Brasil.

Organizado pela Revista e Portal IMPRENSA, o 7º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia reunirá profissionais, entidades de representação, professores e estudantes para as discussões, que vão acontecer no dia 4 de maio, em Brasília.

Questões como a liberdade de imprensa no contexto das mudanças tecnológicas e legais que viverão os meios de comunicação em 2015 estão na pauta dos painéis de debates. Na abertura do fórum, a ministra do STF, Cármen Lúcia, e o diretor-geral da EBC, Américo Martins, abordam a liberdade de imprensa na América Latina, as censuras judiciais – sobretudo em período eleitoral –, e as relações da mídia com o poder.

No painel Je suis Charlie: liberdade de expressão na ilustração jornalística, o debate é sobre a existência (ou a necessidade) de limites para a liberdade de expressão, ética e os direitos da imprensa, que se tornou alvo de demonstrações de ódio, desprezo e violência. Segundo levantamento, obtido pelo jornal Folha de S.Paulo, 8.429 denúncias relacionadas a crimes de ódio na Internet e no Facebook foram feitas entre 1º de julho e 6 de outubro de 2014. Discutem esse assunto Carlos Latuff (chargista), Jaguar (cartunista) e Oscar (cartunista e ilustrador).

Os crimes na esfera digital, que serão tratados no painel A linha tênue entre a liberdade de expressão e crimes na esfera digital, reunirá Antônio Carlos de Almeida Castro – Kakay (advogado), Heraldo Pereira (TV Globo), Leonardo Cavalcanti (Correio Braziliense) e Thiago Oliveira (SaferNet Brasil).

E o tema Limites na criação publicitária: liberdade de consumo vs. controle e regulamentação terá como convidados Carlos André Eyer (agência NBS), Edney G. Narchi (Conar) e Mônica Spada e Sousa (Maurício de Sousa Produções) para debater de que forma a ditadura do “politicamente correto” cerceia a liberdade de expressão e a criação publicitária.

A participação no Fórum é gratuita e as vagas são limitadas.

[su_service title=”Serviço” icon=”icon: bookmark” icon_color=”#9E0B0F” size=”24″]7º Fórum Liberdade de Imprensa & Democracia
Data: 4 de maio de 2015 (segunda-feira)
Local: Museu da Imprensa Nacional
Auditório SIG (Setor de Indústrias Gráficas)
Endereço: Quadra 6 – Lote 800 – Brasília / DF
Inscrições: portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa[/su_service]

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.