ABERT: aumenta violência contra profissionais da imprensa

ABERT: aumenta violência contra profissionais da imprensa 550 345 Instituto Palavra Aberta

Casos aumentaram 27% nos últimos 12 meses, revela relatório apresentado pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e TV (Abert) durante a 44ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), que acontece na Cidade do Panamá

Ocorreram 173 casos de violência, entre mortes, agressões, ataques, ameaças, detenções, intimidações, censura e condenações contra veículos e profissionais, um aumento de 27% comparado ao registrado anteriormente, de 136 casos. Esses dados sobre a violência contra os veículos e profissionais de imprensa no País constam do relatório Liberdade de Imprensa no Brasil, que foi divulgado na quinta-feira (9) pela ABERT durante a 44ª Assembleia Geral da Associação Internacional de Radiodifusão (AIR), na Cidade do Panamá.

O documento mostra que no último ano foram sete assassinatos, contra cinco registrados do período anterior. As agressões chegaram a 66 no total, sem contar com as que ocorreram durante as manifestações durante a Copa do Mundo. Os casos apontados nos protestos, no primeiro semestre, foram os responsáveis por boa parte das notificações. No entanto, muitas agressões foram cometidas durante cobertura jornalística de rotina.

Para Daniel Slaviero, presidente da ABERT, isso é preocupante. “Nossa entidade tem cobrado das autoridades para que essas agressões sejam devidamente apuradas e não fiquem impunes. As liberdades de expressão e de imprensa precisam de vigilância permanente, para não haver retrocessos”, afirmou.

O presidente da AIR, Alexandre Jobim, disse que o relatório aponta um declínio na segurança dos jornalistas: “devemos alertar a América Latina sobre a possibilidade de retrocesso na liberdade de expressão.”

O evento da AIR reúne nesta sexta-feira (10) representantes de emissoras de rádio e televisão, empresários e profissionais do setor de radiodifusão das Américas, Ásia e Europa para discutir temas relacionados à liberdade de expressão, propriedade intelectual e questões técnicas. A AIR, que reúne 17 mil emissoras privadas de rádio e televisão, deverá apresentar uma resolução sobre o tema.

* Fonte Agência O Globo

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.