Brasil: ameaças e ataques contra jornalistas e meios de comunicação

Brasil: ameaças e ataques contra jornalistas e meios de comunicação 150 150 Instituto Palavra Aberta

A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) – fundada em 1946, representa 15 mil emissoras de rádio e televisão nas três américas e tem por objetivo a defesa da radiodifusão privada e livre e a vigência efetiva da liberdade de expressão do pensamento – reitera sua grave preocupação pelas ameaças e ataques cometidos contra jornalistas e meios de comunicação em diferentes cidades do Brasil, durante as manifestações e protestos populares ocorridos recentemente.

Todo ato de violência contra comunicadores e meios, qualquer que seja sua origem, é um atentado contra a liberdade de expressão e o direito dos cidadãos a informação. À deplorável lista de agressões se soma a tentativa de atacar as instalações do Grupo RBS, em Porto Alegre, onde funcionam a Rádio Gaúcha e os jornais Zero Hora e Diário Gaúcho. A ameaça de ataque foi contida por membros da brigada militar que utilizaram bombas de gás e balas de borracha para dispersar os agressores.

A AIR se solidariza com profissionais e meios que tenham sido vítimas dessas ações e assinala novamente que, como estabelece a Declaração de Princípios sobre Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, a violência, intimidação, ameaça aos comunicadores sociais, assim como a destruição material dos meios de comunicação, viola os direitos fundamentais das pessoas e restringe severamente a liberdade de expressão. É dever dos Estados prevenir e investigar estes fatos, punir seus autores e assegurar para as vítimas uma reparação adequada.

http://www.abert.org.br/site/index.php?/noticias/todas-noticias/comunicado-da-air-sobre-amecas-e-ataques-contra-jornalistas-e-meios-de-comunicacao-no-brasil.html#sthash.iSO4AYV2.dpuf

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.