O encerramento do 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, ocorrido dia 3 de maio, em Brasília, foi marcado pela entrega do Troféu Liberdade de Imprensa e Democracia a quatro brasileiros.
* Fonte Portal Imprensa
Os homenageados foram Caco Barcellos (jornalista e criador do programa Profissão Repórter), Miro Teixeira (deputado federal pelo Rio de Janeiro), Carlos Ayres Britto (advogado e ex-ministro do STF e relator do julgamento de inconstitucionalidade da Lei de Imprensa), e Fernando Schüler (doutor em Filosofia e titular da Cátedra Insper e Palavra Aberta de Liberdade de Expressão).
A entrega do prêmio aos eleitos, que desempenham um papel importante na defesa da liberdade de imprensa no Brasil, foi feita no encerramento do 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, no dia 3 de maio, em Brasília.
Dois conselheiros do Instituto Palavra Aberta receberam o troféu: Carlos Ayres Britto disse que “a liberdade de imprensa é uma missão de vida” e Fernando Schüler ressaltou que a “liberdade de imprensa reside em um paradoxo; nós vivemos em uma sociedade democrática que permite que a imprensa erre todos os dias, para que a longo prazo a gente consiga capturar o fluxo da liberdade da verdade”.
“O dia da liberdade da imprensa é uma importante homenagem àqueles que não desistem”, comentou Miro Teixeira ao receber o Troféu Liberdade de Imprensa e Democracia. Para Caco Barcelos, “vivemos em um país de realidades extremadas e eu acho que a imprensa está sendo muito eficiente na fiscalização da turma do lado de lá (os mais ricos), mas não vejo muito interesse na fiscalização do lado de cá (os mais pobres)”.
O 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia foi uma iniciativa da Revista e Portal Imprensa, em parceria com a Souza Cruz.
Leia na íntegra as entrevistas exclusivas concedidas por Carlos Ayres Britto e Fernando Schüler ao Portal Imprensa:
Liberdade de imprensa é ser plural – Fernando Schüler
Liberdade de imprensa e democracia são como irmãs siamesas – Carlos Ayres Britto
* Fonte: Portal Imprensa – Colaboração de Marília Marasciulo