Dica da Semana

Dica da Semana 630 345 Instituto Palavra Aberta

As-Sufragistas-_-Foto-2-ReproducaoO filme As Sufragistas é uma história emocionante e imperdivel. Inspirado no movimento homônimo, retrata a luta de um grupo de mulheres contra a submissão e a opressão de uma sociedade machista no início do século XX.

Lançado em 2015, este longa-metragem é uma lição de coragem e de determinação que valoriza todas as mulheres e homens que se empenharam para alcançar o seu objetivo e àqueles que ainda estão nessa batalha em pleno século XXI. Dirigido pela britânica Sarah Gavron, o filme tem a participação de Carey Mulligan, Meryl Streep, Helena Bonham Carter, Ben Whishaw, Brendan Gleeson e Anne-Marie Duff.

A trama se passa no Reino Unido e mostra mulheres destemidas que reivindicam sua participação na política e exigem leis mais justas, em prol da igualdade de direitos e oportunidades. A personagem Maud Watts, interpretada por Carey Mulligan, é o fio condutor dessa história na qual um grupo de mulheres da classe operária se une a Emmeline Pankhurst (Meryl Streep), líder feminista que luta há tempos pelos direitos das mulheres. Apoiadas em conceitos iluministas de igualdade e liberdade, passam a se manifestar publicamente, enfrentam a polícia, são presas, e realizam outras ações mais radicais para expor as leis sexistas e garantir a sua dignidade perante a sociedade.

Sucesso de crítica e de público, As Sufragistas revela o dilema de cada personagem, com a dor, a raiva, o medo ou o desespero. É um grande movimento em prol da liberdade que, como mostra o filme, após muitos anos de sacrifício e de uma luta que levou à prisão mais de mil mulheres britânicas, em 1918, o direito de votar foi concedido às mulheres com idade superior a 30 anos; em 1925, a lei reconheceu o direito das mães sobre seus filhos; e em 1928, as mulheres igualaram o seu direito de voto ao dos homens.

Vale a pena ver e rever!

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.