Exposição retrata a liberdade de expressão nos 25 anos da Constituição

Exposição retrata a liberdade de expressão nos 25 anos da Constituição 550 345 Instituto Palavra Aberta

Expo-TinhoInstituto Palavra Aberta traz a Brasília mostra com a história da Constituição em painéis de pintura e colagem, vídeos, fotos e jornais, a partir de 7 de maio, na Câmara dos Deputados

Os 25 anos da Constituição Brasileira na ótica da Liberdade de Expressão. Esse é o tema de exposição que tomará os corredores da Câmara dos Deputados, a partir do dia 7 de maio. A história vivida pelo país, desde o período da censura, passando pelos caminhos que levaram a promulgação da constituição cidadã, será contada em painéis de pintura e colagem, vídeos, fotos, jornais e revistas da época. Iniciativa do Instituto Palavra Aberta, a mostra abre as comemorações dos 25 anos da Constituição, chamando para a 8ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão, que reunirá, no dia 14 de maio, congressistas, jornalistas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e constituintes.

Fruto de um trabalho de pesquisa realizada desde o início do ano pelo instituto, a exposição em cartaz conta com a participação do artista plástico Walter Nomura, conhecido como Tinho. Paulista, com 27 anos de experiência em pintura de telas, tornou-se conhecido por retratar as relações metropolitanas e a convivência humana. Para a exposição, Tinho expressa em suas obras o tema Palavra Livre, por meio de uma montagem de recortes de jornais com desenhos feito com spray, ele ilustra em sua criação a censura e a liberdade de escolha da comunicação.

A exposição como um todo retrata três diferentes fases, a censura, o processo de aprovação da constituição – como foi elaborada e desenvolvida, as comissões e os parlamentares envolvidos – finalizando com a conquista da liberdade de expressão, no qual serão retratadas manifestações populares que marcaram o país. A mostra será itinerante, passando por São Paulo, Rio de Janeiro, e Porto Alegre, e retornará a capital em outubro – mês em que foi promulgada a constituição há 25 anos.

A exibição conta com o apoio da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional dos Editores de Revistas (ANER), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP).


Quem somos – O Instituto Palavra Aberta é uma entidade sem fins lucrativos que advoga a causa da plena liberdade de ideias, de pensamentos e opiniões. A partir de pesquisas, estudos, seminários e campanhas, busca promover a liberdade de expressão, de imprensa e de informação como pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade forte e democrática.

25 anos da Constituição Brasileira

Este livro destaca os acontecimentos de três eventos realizados pelo Instituto Palavra Aberta, todos convergindo para as comemorações dos 25 anos da Constituição Cidadã, promulgada em 1988.
Nas iniciativas foram celebradas parcerias com a Câmara dos Deputados e a Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito Rio, além do apoio institucional da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão(Abert), Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner), Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Agradecemos aos parlamentares, professores, empresários, jornalistas, estudantes, enfim, a todosque participaram e prestigiaram os diferentes acontecimentos, sempre com os olhos voltados para o aperfeiçoamento da democracia e promoção da liberdade de expressão.

Clique aqui para acessar o livro em formato PDF. (18 Mb)

Informações para a imprensa

CDN Comunicação Corporativa

Cláudio Tourinho – tourinho@cdn.com.br

Flávia Corrêa – (61) 37047660 /(61) 81655045

www.palavraaberta.org.br

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.