Fórum Abril-Google Liberdade de Expressão

Fórum Abril-Google Liberdade de Expressão 630 345 Instituto Palavra Aberta

Acontece no dia 9 de agosto, em Brasília, evento que abordará o tema sob diversas óticas do Direito, da Imprensa, do Humor e de outras áreas. No dia 26, do mesmo mês, será a vez de São Paulo.

Com a aproximação do período eleitoral, durante o qual aumenta o número de pedidos de remoção de conteúdo da Internet, o Fórum Abril-Google sobre Liberdade de Expressão irá reunir especialistas para discutir o humor na crítica política e o direito ao esquecimento. O objetivo é aprofundar o debate sobre como o ecossistema que alimenta a Internet – composto por usuários, imprensa e outros produtores de conteúdo, e reguladores em todas as esferas de governo – e pode se beneficiar de um ambiente aberto e pautado pela liberdade de expressão.

No dia 9 de agosto o evento acontece no Instituto Brasiliense de Direito Público, em Brasília, e no próximo dia 26 é a Associação dos Advogados de São Paulo (AASP) na capital paulista.

Programação

Brasília contará com a presença do ministro Gilmar Mendes, e São Paulo com a do ministro Luís Roberto Barroso, ambos do Supremo Tribunal Federal. Após a participação dos magistrados, haverá o painel “Liberdade de expressão nas eleições, a atuação dos eleitores nas mídias digitais e o uso de humor como crítica política” com palestrantes convidados de cada cidade.

No evento, o InternetLab e a FGV divulgarão novos estudos sobre a tolerância à crítica política e debaterão suas opiniões diretamente com juízes eleitorais. Humoristas do Sensacionalista e do Porta dos Fundos tratarão dos desafios de produzir conteúdo nesse contexto. No segundo painel, especialistas debaterão se o Brasil precisa de um direito ao esquecimento, em contraste à relevância de outras garantias como os direitos à memória, à informação e à liberdade de expressão.

O Fórum Abril-Google sobre Liberdade de Expressão é uma realização da Abril e do Google, e tem o apoio da Associação dos Advogados do Estado de São Paulo (AASP), CEDIS – Centro de Direito, Internet e Sociedade do IDP, Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Instituto de Direito Público de São Paulo (IDP/São Paulo), InternetLab – Pesquisas em Direito e Tecnologia, e Portal Migalhas.

Programação e inscrições em Brasília:
http://www.agenciamangata.com.br/liberdade/

Programação e inscrições em São Paulo:
http://agenciamangata.com.br/liberdade/saopaulo.html

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.