Giselle Beiguelman

Giselle Beiguelman 630 415 Instituto Palavra Aberta

giselle-beiguelman-_foto-divulgacaoPioneira no campo da arte digital e no uso da Internet e de redes móveis para intervenções artísticas, ela participa do debate sobre privacidade no seminário marcado para 17 e 18 de novembro, na capital paulista.

Curadora, ensaísta, artista e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), Giselle Beiguelman é natural de São Paulo e Graduada em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo da Universidade de São Paulo (USP, 1984), concluiu doutorado em 1991 com a tese A República de Hemingway: Por Quem os Sinos Dobram, também pela Universidade de São Paulo.

Na década de 1990 integrou as equipes de implantação dos portais UOL e BOL e realizou pesquisa como bolsista da prestigiosa Fundação Vitae, com projeto na área de literatura e novas mídias, que resultou no seu premiado trabalho “O livro depois de livro” – há outras obras premiadas, como “Cinema sem volta”, “Egoscópio”, “Poetrica”, “Sometimes Always/ Sometimes Never” e “Glitched Landscapes”.

Esse e outros projetos artísticos, sempre amparados em sólida pesquisa teórica, garantem sua participação em eventos acadêmicos e exposições de arte e cultura digital, no Brasil, Estados Unidos e Europa. Pioneira no campo da arte digital e no uso da Internet e de redes móveis para intervenções artísticas, vários de seus projetos e ensaios integram o currículo de graduação e pós-graduação de universidades e centros de pesquisa nacionais e no exterior. Giselle aparece em antologias e obras de referência sobre arte digital como Yale University Library Research Guide for Mass Media e Digital Arts, entre outras. Desde 2011, ensina história da arte e crítica do design de interface na Faculdade de Arquitetura da USP.

Como curadora, assina a exposição Tecnofagias (3ª Mostra 3M de Arte Digital, Instituto Tomie Ohtake, 2012) e a curadoria e a diretoria artística do Instituto Sérgio Motta (2008-2010). Foi editora-chefe da revista seLecT e editora da seção Novo Mundo da revista Trópico. É autora de vários livros e artigos sobre o nomadismo contemporâneo e as práticas de cultura digital, com destaque para “Nomadismos tecnológicos” e “Futuros Possíveis: arte, museus e arquivos digitais”.

Informações e inscrições: http://obcom-usp.com.br/

[su_service title=”Serviço” icon=”icon: bookmark” icon_color=”#9E0B0F” size=”24″]Seminário Privacidade, Sigilo, Compartilhamento
Data: 17 e 18 de novembro de 2016 (quinta e sexta-feira)
Horário: 10h às 19h
Local: Centro de Pesquisa e Formação do Sesc de São Paulo
Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo – SP
Entrada: gratuita
[/su_service]

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.