Lei de Acesso à Informação – Jorge Hage

Lei de Acesso à Informação – Jorge Hage 150 150 Instituto Palavra Aberta

Poucas pessoas estão tão satisfeitas com a nova Lei de Acesso à Informação quanto Jorge Hage Sobrinho, ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU). O departamento coordenado por ele é o responsável por fiscalizar o cumprimento da lei e já comemora os primeiros resultados: das 9 mil solicitações em menos de um mês, mais de 60% já foram respondidas, sendo 89% destas positivamente.

 

Jorge Hage é um profissional técnico, com viés acadêmico. Bacharel em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na qual lecionou por quase 30 anos, tem mestrado em Administração Pública pela University of Southern Califórnia-EUA e em Direito Público pela Universidade de Brasília (UnB). Na política, foi prefeito de Salvador (1975-1977), deputado estadual (1983-1986) e deputado federal (1987-1991), onde integrou a Assembleia Constituinte, responsável pela Constituição de 1988.

 

No fim de junho, os sites da CGU e do Portal da Transparência irão publicar os salários de todos os servidores do Poder Executivo Federal, de forma individualizada.

 

Em 1991, ingressou por concurso público na magistratura do Distrito Federal, de onde afastou-se apenas em 2001, quando assumiu as funções de coordenador da Assessoria da Presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJ-DF). Em 2003, tornou-se secretário-executivo da CGU e, três anos depois, foi promovido a ministro-chefe pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Nos últimos meses, Jorge Hage tem se dedicado intensamente à Lei de Acesso. Para ele, a possibilidade de fracasso é mínima. “Eu acredito que a lei já pegou, basta refletir sobre os números. Mas é claro que, num sentido mais amplo, ainda precisamos saber se as pessoas vão continuar usando o serviço, se isso não era uma demanda reprimida”, ponderou o ministro-chefe, que falará mais sobre o assunto no dia 29/06, em São Paulo-SP, em palestra promovida pela ANER. Para inscrever-se, entre em contato pelo e-mail dados@aner.org.br. É grátis.

 

Informações sobre o evento no website da ANER

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.