Marcelo Rech assume presidência da ANJ

Marcelo Rech assume presidência da ANJ 630 380 Instituto Palavra Aberta

A Associação Nacional de Jornais elegeu nesta quinta-feira (18), em Brasília, o Conselho de Administração e a Diretoria da entidade para o biênio 2016-2018. *

O novo presidente da entidade é o jornalista gaúcho Marcelo Rech (56), vice-presidente Editorial e Institucional do Grupo RBS. Ele sucede a Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto, diretor geral da Rede Gazeta (ES), que exerceu a função por dois mandatos (2012-2016). A posse da nova diretoria ocorrerá em setembro, em data a ser definida, durante solenidade na qual será entregue o Prêmio ANJ de Liberdade de Imprensa de 2016 ao jornal paranaense Gazeta do Povo e a equipe responsável por uma série de reportagens sobre os altos salários no Poder Judiciário e no Ministério Público estaduais.

Após a eleição, Rech lembrou que, no mundo atual, não há escassez de informação, mas há carência de informação confiável, lastreada em valores éticos, na independência, em técnicas profissionais e na cultura de perseguir a todo o custo a verdade e a pluralidade. “E os jornais são grandes fornecedores desse bem escasso. Devemos ser, os jornais, em todas as suas formas e plataformas, muito mais que transmissores de notícias: devemos ser certificadores profissionais da realidade”, defendeu o presidente eleito da ANJ, que tomará posse em setembro ao lado da novas diretoria da entidade.

O ex-presidente da ANJ, Carlos Fernando Monteiro Lindenberg, afirmou ter consolidada a certeza de que o melhor caminho para os jornais brasileiros é sua união dentro da ANJ e disse acreditar que a gravíssima crise que atingiu de cheio o país, está começando a ser superada. “Com a melhora do cenário econômico, poderemos encontrar com menos dificuldade as respostas adequadas para nossos desafios específicos”, comentou.

Diretoria da ANJ (2016-2018)

o Presidente: Marcelo Antônio Rech (Zero Hora – RS)
o Vice-Presidente Secretário: Álvaro Augusto Teixeira da Costa (Correio Braziliense – DF)
o Vice-Presidente Financeiro: Jaime Câmara Júnior (O Popular – GO)
o Vice-Presidentes: Ana Amélia Cunha Pereira Filizola (Gazeta do Povo – PR)
o Carlos Fernando Monteiro Lindenberg Neto (A Gazeta – ES)
o Francisco Mesquita Neto (O Estado de S.Paulo – SP)
o João Roberto Marinho (O Globo – RJ)
o Luciana de Alcântara Dummar (O Povo – CE)
o Maria Judith de Brito (Folha de S.Paulo – SP)
o Mário Alberto de Paula Gusmão (Jornal NH – RS)
o Sylvino de Godoy Neto (Correio Popular – SP)
o Walter de Mattos Junior (Diário Lance! – RJ)

Sobre Marcelo Rech

Vice-presidente Editorial do Grupo RBS, atua na empresa desde 1988. Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), é presidente do Fórum Mundial de Editores (WEF), ligado à Associação Mundial de Jornais e Editores (WAN-Ifra). Cursou o Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral e tem cursos de especialização no Media Management Center, vinculado à Kellog, e de estratégia de mídia na Harvard Business School, ambas nos Estados Unidos.

* Fonte Site ANJ – Associação Nacional de Jornais

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.