Novidades no horizonte

Novidades no horizonte 150 150 Instituto Palavra Aberta

O Brasil está mudando. Mudando muito, de uns tempos pra cá. E eu não falo da iminente substituição do Hulk pelo Lucas na seleção. Muito se falou de um Brasil “acordando”, um “gigante que não está mais adormecido”. Comentamos aqui no blog, eu e os blogueiros veteranos Marco Rapeli e Pedro Kastelic, a respeito das manifestações, há algumas semanas atrás, no calor do momento, enquanto tudo acontecia.

Olhando agora, um pouco de fora (mas não muito) do olho do furação, muitos exageros foram cometidos, muitos gritos, discursos e debates foram jogados ao vento sem resultados. Mas, ouso dizer, os principais, deram frutos.

Assuntos como o investimento em educação e saúde, a política de segurança pública e a repressão policial entraram definitivamente em pauta nos corredores do Congresso, nos discursos da presidente e nas conversas na Câmara. Isso é bom. Isso é muito bom.

A voz das ruas, dos protestos, dos manifestos, a ferramenta mais crua da democracia, o povo na rua, o povo tomando o poder no sentido mais literal e menos diluído possível. Foi isso que vimos. E nossos representantes, como não podiam deixar de ser, ouviram. Pelo menos em parte.

Para, além disso, o Papa veio ao Brasil, gerando acaloradas discussões sobre religião, ateísmo e os limites ao discurso religioso. Temos uma Copa do Mundo vindo, a menos de um ano de distância, e com ela, mais discussões, opiniões e debates.

O Brasil vive, sem dúvidas, um período singular. E, em meio a esse momento único, o blog Solte a Palavra volta reformulado para dar voz aos jovens e a todos àqueles que se interessam pela liberdade de expressão, de imprensa e lutam contra a censura.

Estamos de volta para debater, criticar e elogiar todas as mudanças, tudo aquilo que ameaça ou fortalece a liberdade de expressão e a manifestação do livre pensamento. E, olhando em volta, por todo o País, parece que temos muito o que debater!

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.