Prêmio Jabuti

Prêmio Jabuti 550 345 Instituto Palavra Aberta

Em sua 56ª edição e considerado o mais tradicional prêmio do livro no Brasil, o Jabuti tem entre os indicados deste ano uma obra da Editora Instituto Vladimir Herzog. A Constituição de 1988, 25 anos – A construção da democracia & liberdade de expressão: o Brasil antes, durante e depois da constituinte é uma homenagem ao 25º aniversário da Constituição Brasileira, promulgada em 5 de outubro de 1988.

Com patrocínio das Organizações Globo e apoio do Instituto Palavra Aberta, o livro, lançado em outubro de 2013, tem como autor Marcos Emílio Gomes, projeto gráfico de Eliane Stephan, diagramação de Angela Mendes e pesquisa de Vladimir Sacchetta.

Das 29 categorias, concorre na de Ciências Humanas. Os indicados de cada grupo serão analisados por profissionais do mercado editorial, qualificados em suas respectivas áreas de atuação. Segundo o regulamento, a contagem dos votos é feita em sessões abertas ao público e dividida em duas etapas: na primeira são selecionados os 10 melhores títulos de cada divisão, e na segunda define-se os três primeiros lugares.

Este ano, a cerimônia de entrega do prêmio será realizada no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, no dia 18 de novembro. A obra vencedora de cada categoria receberá, além do troféu, o valor bruto de R$ 3,5 mil (obras em coautoria terão o valor dividido em partes iguais). No caso da categoria Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não Ficção, os ganhadores receberão, cada um, a estatueta Jabuti dourado e o valor bruto de R$ 35 mil.

O prêmio Jabuti foi idealizado em 1958 pela Câmara Brasileira do Livro e contempla editoras dos mais diversos segmentos e escritores independentes de todo o Brasil.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.