Será a Propaganda Culpada?

Será a Propaganda Culpada? 550 345 Instituto Palavra Aberta

O publicitário e consultor da Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap), Marcelo C. P. Diniz, analisa em seu livro a relação da publicidade com temas polêmicos como o consumo infantil, a obesidade, o alcoolismo, a violência, entre outros assuntos.

Baseado na própria vivência do autor, em depoimentos de estudiosos de diversas áreas e em pesquisas científicas e estatísticas de organizações conceituadas, o livro Será a Propaganda Culpada? questiona o real poder da publicidade sobre a vida das pessoas, bem como a liberdade e os limites que ela deve observar.

Segundo Marcelo C. P. Diniz, nos últimos anos a propaganda passou a ser para muitos uma grande vilã, responsável por vários dos males da vida moderna. “ONGs, alguns representantes do Legislativo e até mesmo a imprensa às vezes exageram o poder da nossa capacidade de persuasão. Ocorreu um acidente? Foi o álcool. Por que bebeu? Culpa das cervejarias. Obesidade infantil? São os refrigerantes e o fast-food. Comeu e bebeu por que? Culpa da propaganda. As crianças são consumistas? Não deveriam assistir anúncios. Também acusam a propaganda de prejudicar a sustentabilidade do planeta, como se ela não contribuísse para gerar emprego e renda ou como se não pudesse ajudar a promover a economia verde e a responsabilidade socioambiental”, explica.

De acordo com um levantamento feito em dezembro do ano passado, 550 proposições legislativas tramitavam na Câmara dos Deputados e no Senado Federal com o objetivo de interferir na maneira de consumo e informação, e envolviam questões dos mais diversos assuntos como aleitamento materno, bebidas, alimentos, medicamentos, moral e bons costumes até serviços funerários.

“O grande objetivo do livro é mostrar que não precisamos de mais regulações ou autorregulamentações além das já existentes”, ressalta Diniz, que teve sua obra publicada pela Editora 5W.

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