Pensadores da Liberdade

Desafios da liberdade
Desafios da liberdade 630 345 Instituto Palavra Aberta
Artigo publicado hoje (terça/19) na seção Tendências/Debates da Folha de S.Paulo, aborda o quão necessário é promover e defender a liberdade nos dias atuais
Pensadores da Liberdade online
Pensadores da Liberdade online 630 420 Instituto Palavra Aberta
O terceiro volume da coleção Pensadores da Liberdade destá disponível no nosso site.
Livro, palavras e autógrafos
Livro, palavras e autógrafos 630 385 Instituto Palavra Aberta
O lançamento do terceiro volume da coleção Pensadores da Liberdade, no dia 3 de maio, contemplou a liberdade e os valores da cidadania, justamente no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.
Liberdade de imprensa, conquista cotidiana
Liberdade de imprensa, conquista cotidiana 630 345 Instituto Palavra Aberta
Jornalismo dá um acesso único, porque mais amplo, à natureza humana. É o charme discreto do métier. — Paulo Francis, O poder da imprensa

Frase do Dia

Frase do Dia 630 345 Instituto Palavra Aberta

O que nós chamamos de liberdade, em nossa cultura, tem uma tradução efetiva, há muito consagrada e inconteste: os direitos humanos. Os direitos humanos, por sua vez, têm uma tradução igualmente efetiva e consagrada, ao menos a partir do dia 10 de dezembro de 1948, quando a Assembléia das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos do Homem. É evidente que a definição do que é um direito humano encontra-se em permanente processo de revisão e evolução. Direitos são históricos. Isto não significa que sejam “relativos”. Definitivamente, não há um tipo de direito para cada cultura. Esta é uma ideia sem sentido, que, em última instância, nega a capacidade humana para o diálogo e para a razão. A capacidade de comparar, avaliar consequências, aprender e produzir consensos; identificar e resolver, em comum acordo, as grandes questões humanas. Os direitos são produtos de sucessivas revoluções morais, no sentido que emprestou ao termo o escritor Kwame Appiah. São processos lentos, que por vezes envolvem muitas gerações, de formação e, logo, consolidação de valores e regramentos constitucionais. Foi assim com os direitos individuais, o fim da escravidão, o fim da tortura e, mais recentemente, os estatutos de igualdade relativos a gênero e opção sexual. Direitos se definem pela negação de diferentes formas de violência. O mesmo pode ser dito sobre a liberdade. Um homem será tanto mais livre quanto mais protegido de diferentes formas de violência. Expressar suas ideias, sem temer represálias. Exercer sua sexualidade, sua religião, ou ainda sua liberdade de empreender. Abrir um negócio, exercer uma profissão, comprar e vender. A chamada liberdade econômica representa um aspecto crucial da ideia mais geral da liberdade. O texto completo desse artigo, “O século da liberdade”, está no livro Pensadores da Liberdade - Volume 1 - Em torno de um conceito, uma produção do Instituto Palavra Aberta. * Fernando Schüler é doutor em Filosofia e Mestre em Ciência Política, curador do Projeto Fronteiras do Pensamento, professor responsável pela Cátedra Insper Palavra Aberta de Liberdade de Expressão e membro do Conselho Consultivo do Instituto Palavra Aberta.

Pensadores da Liberdade – A liberdade como princípio
Pensadores da Liberdade – A liberdade como princípio 550 345 Instituto Palavra Aberta
Hélio Schwartsman, Catalina Botero, Mônica Sousa e outras personalidades estão nas páginas do segundo volume da coleção Pensadores da Liberdade, uma produção do Instituto Palavra Aberta.
Atentado contra todos nós
Atentado contra todos nós 550 345 Instituto Palavra Aberta
Foi um crime bárbaro, chocante e cruel como todos os crimes. Mas esse atentado contra a redação do Charlie Hebdo precisa ser olhado de muito, muito perto.
Pensar a liberdade, construir a democracia em debate na UNIP
Pensar a liberdade, construir a democracia em debate na UNIP 550 345 Instituto Palavra Aberta
Estudantes da Universidade Paulista assistiram, na noite desta quinta-feira (6), a apresentação do jornalista e mestre em Filosofia Política, Francisco Viana
Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.