Eleições e os dilemas da era digital

Eleições e os dilemas da era digital 630 345 Instituto Palavra Aberta

No Dissenso.org a coluna de Patricia Blanco aborda um tema muito latente e perigoso nos dias de hoje porque, todos, sem exceção, estão vulneráveis.

A presidente do Instituto Palavra Aberta assina o artigo “Eleições e os dilemas da era digital – Onde vamos chegar?”, publicado esta semana no site Dissenso.org, que promove a liberdade de expressão no ambiente digital e o diálogo entre diversos segmentos da sociedade.

Em seu texto Patricia questiona a proliferação de notícias falsas na Internet e seus impactos na democracia, justamente neste momento em que as atenções se voltam para as eleições de 2018. “É fato incontestável: com a Internet e as redes sociais, ao lado da democratização da informação, veio também a circulação de notícias falsas, das notícias mal apuradas, das meias-verdades, a manipulação, enfim, práticas que confundem e intranquilizam a sociedade. E podem ‘macular’ os resultados eleitorais. Todos estão vulneráveis, do intelectual mais graduado ao mais simples cidadão, aos riscos da chamada era da pós-verdade em que um clic, como se fosse uma varinha mágica, pode fazer a irrealidade parecer realidade para milhões de pessoas e, assim, semear a confusão”, pondera.

Esses e outros apontamentos estão no artigo de Patricia Blanco. Para ler, acesse: www.dissenso.org

O Dissenso.org foi lançado em 16 de março de 2017 e é uma plataforma destinada à promoção da liberdade de expressão no ambiente digital que busca promover o diálogo entre academia, operadores do direito e sociedade por meio da difusão de informação.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.