11ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão

11ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão 630 345 Instituto Palavra Aberta

O tema Notícias falsas: impactos e consequências na democracia chamou a atenção do público, que assistiu aos debates com convidados durante o evento ocorrido no dia 9 de maio em Brasília.

Foram dois painéis de debate no qual se discutiu a profileração das notícias falsas e seus efeitos no ambiente democrático. O primeiro, O impacto das notícias falsas na democracia, contou com a participação da senadora Ana Amélia Lemos (PP), Murillo de Aragão (cientista político e diretor presidente da Arko Advice), Manoel Fernandes (diretor da Bites) e a deputada Cristiane Brasil (PTB).

O segundo, O papel da imprensa na era da pós-verdade e o resgate do jornalismo profissional, teve como debatedores os deputados Orlando Silva (PCdoB) e Luiz Carlos Hauly (PSDB), Marcelo Rech (presidente da ANJ) e Ricardo Gandour (diretor executivo da rádio CBN).

A abertura da Conferência Legislativa teve a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco, como anfitriã, que agradeceu a presença do público no auditório da TV Câmara e convidou para a abertura dos trabalhos o deputado Márcio Marinho (secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados) e Miguel Ângelo Cançado (presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional).

Para essa edição, o pós-verdade foi selecionado por ser um assunto atual e que vem atingindo todos os continentes. Tanto que em 2016 o termo foi eleito pela Universidade de Oxford como a palavra do ano, por tratar de acontecimentos em que boatos são tidos como realidade e disseminados sem a devida comprovação.

Para Patricia Blanco, “mais uma vez cumprimos com o nosso papel, de exercitar a disussão de temas relevantes que compreendam as garantias constitucionais, a democracia, liberdade de expressão e de imprensa, e tantos outras questões que possam afetar a sociedade como um todo”, ressaltou.

A 11ª Conferência Legislativa sobre Liberdade de Expressão teve o apoio institucional da Câmara dos Deputados e do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) e o apoio das entidades ABAP, ABERT, ANER, ANJ e Revista Imprensa.

 

 

 

11conferencia-legislativa-F-681

Debatedores do segundo painel: Ricardo Gandour, deputado Orlando Silva, Marcelo Rech, Andreza Matais (mediadora) e Patricia Blanco, e o deputado Luiz Carlos Hauly

11conferencia-legislativa-F-295

Na abertura da Conferência Legislativa, Miguel Ângelo Cançado (presidente do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional), deputado Márcio Marinho (secretário de Comunicação Social da Câmara dos Deputados) e Patricia Blanco

11conferencia-legislativa-F-308-2

Patricia Blanco (de branco) foi a mediadora do primeiro painel, na foto com Murillo de Aragão, senadora Ana Amélia Lemos e Manoel Fernandes

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.