34ª edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos

34ª edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos 1024 562 Instituto Palavra Aberta

34ª edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos homenageia três instituições

A Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil vai entregar o 34º Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos no próximo dia 31 de outubro, às 19h00, durante cerimônia organizada na sede institucional. A premiação enaltece o trabalho da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, e faz menções honrosas ao Instituto Palavra Aberta e à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes (Fehosp).

Destacada atuante às épocas do governo militar e da redemocratização do país, a Comissão de Justiça e Paz foi criada em 1972, durante a ditadura, e, até hoje, atua em prol dos direitos humanos. Com a grave crise brasileira e o cenário preocupante de intolerância que se vê no Brasil, nunca foi tão fundamental defender direitos previstos pela Constituição Cidadã de 1988 – cuja espinha dorsal é a dignidade humana. O direito à liberdade de expressão e o direito à saúde também se destacam no caminho da construção da sociedade, campos de trabalho, nessa ordem, do Instituto Palavra Aberta e da Fehosp.

História

O prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos faz uma homenagem ao advogado que teve destacada carreira em defesa destes valores. A sua morte precoce, aos 39 anos, ocorreu durante atuação numa rebelião na delegacia de Jacareí (SP). Em fevereiro de 1981, vice-presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), foi chamado para servir de mediador durante a revolta e se ofereceu para ser trocado por um refém dos amotinados. Ele foi levado pelos presos na tentativa de fuga que acabou com o carro metralhado e a morte de todos os ocupantes. O caso chocou a região do Vale do Paraíba e repercutiu em todo o Brasil, o que levou a OAB SP a instituir o Prêmio com seu nome, no dia 8 de novembro de 1982.

Serviço:

  • Entrega do 34º Prêmio Franz de Castro Holzwarth
  • Data: 31/10
  • Horário: 19h
  • Local: Rua Maria Paula, 35 – Centro

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.