34ª edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos

34ª edição do Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos homenageia três instituições

A Secional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil vai entregar o 34º Prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos no próximo dia 31 de outubro, às 19h00, durante cerimônia organizada na sede institucional. A premiação enaltece o trabalho da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo, e faz menções honrosas ao Instituto Palavra Aberta e à Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes (Fehosp).

Destacada atuante às épocas do governo militar e da redemocratização do país, a Comissão de Justiça e Paz foi criada em 1972, durante a ditadura, e, até hoje, atua em prol dos direitos humanos. Com a grave crise brasileira e o cenário preocupante de intolerância que se vê no Brasil, nunca foi tão fundamental defender direitos previstos pela Constituição Cidadã de 1988 – cuja espinha dorsal é a dignidade humana. O direito à liberdade de expressão e o direito à saúde também se destacam no caminho da construção da sociedade, campos de trabalho, nessa ordem, do Instituto Palavra Aberta e da Fehosp.

História

O prêmio Franz de Castro Holzwarth de Direitos Humanos faz uma homenagem ao advogado que teve destacada carreira em defesa destes valores. A sua morte precoce, aos 39 anos, ocorreu durante atuação numa rebelião na delegacia de Jacareí (SP). Em fevereiro de 1981, vice-presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac), foi chamado para servir de mediador durante a revolta e se ofereceu para ser trocado por um refém dos amotinados. Ele foi levado pelos presos na tentativa de fuga que acabou com o carro metralhado e a morte de todos os ocupantes. O caso chocou a região do Vale do Paraíba e repercutiu em todo o Brasil, o que levou a OAB SP a instituir o Prêmio com seu nome, no dia 8 de novembro de 1982.

Serviço:

  • Entrega do 34º Prêmio Franz de Castro Holzwarth
  • Data: 31/10
  • Horário: 19h
  • Local: Rua Maria Paula, 35 – Centro

Selecionamos outros textos para você