Jornalismo Profissional x Notícias Falsas

O jornalismo profissional e o seu desafio diante da proliferação de notícias falsas é o tema do EaD que acontece nesta terça (24 de maio), em Curitiba, e é voltado para os profissionais da comunicação.

Os convidados Patricia Blanco (presidente do Instituto Palavra Aberta) e Ney Queiroz (coordenador do MBA Marketing-Comunicação Digital na UniBrasil e diretor executivo da Green Digital) participarão de uma mesa redonda que será mediada por Michel Micheleto (diretor jurídico da Aerp – Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná).

Todos os profissionais da comunicação sabem que o jornalismo profissional é feito com a checagem de fatos, como confirmar a veracidade de toda a notícia antes de publicá-la, priorizar temas que afetem a vida coletiva, entre outros pontos importantes que serão abordados neste EaD, que são:

• Como separar “o fato do não-fato”?
• O que contribui para a propagação das notícias falsas?
• A busca pela “notícia exclusiva” gera notícias falsas?
• A mudança de hábito dos leitores ao longo do tempo ajudou na proliferação das notícias falsas?
• Por que é importante conhecer bem a composição demográfica, os hábitos e as demandas de seu ouvinte?

Perfil

Os participantes desta edição do EaD são:

Patricia Blanco: formada em Relações Públicas pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero (1993), com pós-graduação em Marketing pela ESPM (1997). Desde 1990 atua na área de Comunicação e Relações Governamentais – planejamento estratégico, comunicação integrada, assessoria de imprensa e relações públicas. Atualmente é presidente-executiva do Instituto Palavra Aberta e membro do Conselho Social de Comunicação do Congresso Nacional (CCS).

Ney Queiroz: graduado em Comunicação Social e Direito e mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Estudou Marketing Digital na Universidade Harvard, em Boston (EUA). É diretor, sócio-fundador da Agência Green Digital, com sede em Curitiba e unidades franqueadas em São Paulo, Miami, Bogotá e outras 20 cidades. Coordenador do MBA em Marketing com Ênfase em Comunicação Digital no UniBrasil. Professor de Mídia, Marketing Digital e Direito Digital em cursos de pós-graduação na Universidade Positivo (PUC-PR), entre outros. Autor dos livros “Marketing Digital – análise de tendências” e “Direito do Consumidor”, ambos pela editora Intersaberes.

Projeto EaD

O projeto EaD é uma iniciativa da Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), em parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), desenvolvido para abrir oportunidades iguais de capacitação aos radiodifusores. Por meio de cursos e seminários, realizados em ambiente virtual, é possível assistir ao vivo os conteúdos e interagir com os especialistas convidados.

Os objetivos dessa iniciativa são:

• Abordar temas relevantes e aplicáveis ao setor da radiodifusão.
• Investir no capital humano, na valorização e no aperfeiçoamento profissional.
• Buscar e proporcionar excelência nas ações voltadas à radiodifusão.
• Permitir a troca de experiências entre profissionais atuantes no mercado.
• Viabilizar o acesso dos participantes à capacitação continuada, independente das limitações geográficas.
• Promover e articular o relacionamento e a comunicação de múltiplas vias.
• Difundir conhecimentos e criar novas oportunidades.

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