Palavra Aberta e UNESCO no Brasil anunciam parceria para Educação Midiática

O Instituto Palavra Aberta e a UNESCO no Brasil uniram-se em uma parceria sobre Educação Midiática, com foco na formação de professores. Para as instituições, há uma excelente oportunidade para se trabalhar o tema nas escolas, uma vez que ele está contemplado em diversas áreas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) – seja nas competências gerais ou em habilidades específicas.

A primeira ação conjunta da parceria será a construção de um currículo para formação de professores a partir de diretrizes já publicadas pela UNESCO e o trabalho por sua implementação em cursos de Pedagogia (Licenciatura) e Letras.

A parceria foi lançada no dia 25 de abril, em Brasília, pela Presidente-Executiva do Palavra Aberta, Patrícia Blanco, e pela Diretora e Representante da UNESCO no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto.

“Nós acreditamos que somente uma sociedade criticamente responsável, que saiba interpretar o conteúdo que recebe e que seja capaz de identificar uma informação de qualidade, será responsável por manter a democracia em que nós vivemos – democracia essa que temos que reafirmar todos os dias”, afirmou Patricia Blanco.

Para ela, a parceria com a UNESCO para disseminar a Educação Midiática “é fundamental para o momento que vivemos no Brasil”. “Nesse sentido, por meio dos professores, estaremos formando uma geração de cidadãos com habilidade de acessar, analisar, criar e participar do mundo da informação digital, sempre com olhar analítico e crítico”, disse Patricia.

Em sua fala, Marlova Noleto destacou que o cruzamento da liberdade de expressão com a Educação Midiática é fundamental. “Na Unesco, nós já tínhamos a preocupação com a formação de mentes críticas, algo fundamental para os dias em que vivemos”, pontuou. “Consideramos essencial a promoção da Educação Midiática e informacional diante da desinformação que vemos no ambiente da web. A informação real e de qualidade é um direito dos cidadãos e um pressuposto para uma sociedade democrática”.

Convidados

O evento ainda contou com palestras sobre o tema proferidas pela Deputada Federal Professora Dorinha Seabra, Presidente da Frente Parlamentar Mista de Educação, e pelo Gerente Geral do Canal Futura, João Alegria.

Para a parlamentar, a tarefa da Educação Midiática é uma tarefa coletiva. “Eu enxergo [a Educação Midiática] como uma enorme oportunidade e uma urgência. A oportunidade vem da construção – que não foi fácil – da BNCC, que neste momento está em processo de implementação, em que Estados e municípios estão construindo seus currículos”, explicou.

João Alegria também destacou a necessidade de todos os setores da sociedade atuarem de maneira colaborativa em prol da Educação Midiática. “Precisamos preparar esses jovens e crianças e as escolas para a criticidade, para lidar com tudo a que elas estão expostas”, disse.

Desafios

A UNESCO ressalta em sua proposta de matriz curricular que a Educação Midiática “aprimora a capacidade das pessoas usufruírem de seus direitos humanos fundamentais”, tendo como principais benefícios:

  • Capacitar os professores com conhecimentos que contribuam para a sua formação em Educação Midiática e informacional;
  • Transmitir conhecimentos cruciais sobre as funções das mídias e dos canais de informação nas sociedades democráticas.

A Educação Midiática presente na BNCC visa a entender como utilizar e criar informação de forma crítica e responsável. Entre as dez competências gerais presentes no documento, a que diz respeito à cultura digital prevê que o aluno seja capaz de “compreender, utilizar e criar tecnologias de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais”.

Além disso, temas como a análise e produção de notícias, as reflexões sobre o papel da publicidade e o entendimento sobre o ambiente da desinformação são habilidades contempladas no Campo Jornalístico-Midiático da BNCC para o Ensino Fundamental 2.

Para o Palavra Aberta, a Educação Midiática é um tema amplo e multidisciplinar, entendida como o conjunto de habilidades para acessar, analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos – dos impressos aos digitais -, como requisito fundamental para a formação do cidadão e para o fortalecimento da democracia.

Selecionamos outros textos para você