Palestra de Mônica Sousa

Palestra de Mônica Sousa 630 345 Instituto Palavra Aberta

Estudantes e professores lotaram o auditório para assistir a palestra de Mônica SousaA Semana da Comunicação da FAAP, que acontece de 21 a 25 de setembro, recebeu nesta terça-feira (22) a diretora-executiva da Mauricio de Sousa Produções.

O auditório do Centro de Convenções da Faculdade Armando Alvares Penteado (Faap) ficou lotado de professores e estudantes dos cursos de Publicidade e Propaganda, Cinema, Rádio e TV, Relações Públicas e Jornalismo, que prestigiaram a palestra de uma convidada especial: Mônica Sousa.

O evento foi aberto pelo professor Rubens Fernandes Jr. (diretor da faculdade de Comunicação e Marketing da Faap) e pela coordenadora do Centro de Estudos do Instituto Palavra Aberta, Andrea Tissenbaum. Ambos ressaltaram a importância da parceria entre a Faap e o Palavra Aberta, que por meio do seu Centro de Estudos tem por objetivo incentivar a produção acadêmica e promover o debate e a ampliação de conhecimento dos temas liberdade de expressão e livre iniciativa.

A diretora-executiva abordou o tema A importância da livre inciativa no exercício da liberdade e através de um vídeo ela apresentou a história da Mauricio de Sousa Produções, desde a primeira tirinha, publicada em 1959 na então Folha da Manhã, até os dias de hoje, na qual a empresa conta com 400 funcionários, já vendeu mais de 1 bilhão de gibis e tem mais de 3.500 produtos licenciados com os personagens da Turma da Mônica.

Para Mônica, o posicionamento da Mauricio de Sousa sempre foi correto ao tratar do universo da criança e do adolescente. Ela considerou que com liberdade e seriedade, é possível realizar um trabalho envolvendo conteúdo, publicidade, licenciamento de produtos e parcerias saudáveis. “Em prol da liberdade de expressão, faz tempo que nos manifestamos através dos quadrinhos. Nos tempos da ditadura, fizemos uma campanha contra a queima de banca de jornais colocando nas tirinhas das revistas uma tarja preta, um alerta contra essa censura à liberdade de expressão. Principalmente na área da comunicação, é fundamental acreditar que toda proibição só faz mal, não faz bem a ninguém”, contou acrescentando que “atualmente, há muitas instituições e ONGS que querem proibir qualquer produto para criança, acreditando que através desse veto não haverá mais consumo; inclusive, por conta desses processos a maioria das emissoras de TV aberta não têm mais horário infantil e isso acarreta vários fatores negativos não só para as crianças, mas para a publicidade também. A Mauricio de Sousa vem se posicionando contra essas ações que vão contra a liberdade”.

Exposição de fotografia

Nesta 38ª edição da Semana da Comunicação na Faap, foram programados concursos, oficinas e a 17ª Mostra de Fotografia, que este ano tem como tema Liberdade de Expressão.

Com o apoio do Instituto Palavra Aberta, foram selecionadas 43 imagens de 15 participantes. Ao todo foram 25 alunos inscritos e cada um apresentou de três a cinco ensaios fotográficos.

As fotos, expostas no Museu de Arte Brasileira (MAB/Faap), passarão pela avaliação de professores dos cursos de Fotografia e de Artes. Os vencedores nessa categoria serão anunciados no site www.faap.br

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