Seminário internacional discute desafios à liberdade de imprensa na era digital

Seminário internacional discute desafios à liberdade de imprensa na era digital 1024 521 Instituto Palavra Aberta

Oito renomados jornalistas de Brasil, EUA e França discutirão, no Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de maio, o impacto das plataformas digitais no jornalismo, assim como tendências e melhores práticas. Assuntos quentes como desinformação, credibilidade, segurança digital e polarização compõem a agenda do encontro, que será realizado no auditório 1 da Faculdade Armando Alvares Penteado (FAAP).

Na semana passada, o Ranking Mundial de Liberdade de Imprensa de 2019 da ONG Repórteres Sem Fronteiras apontou “preocupante piora da situação da liberdade de imprensa na América Latina”. O Brasil caiu 3 posições, para o 105º lugar entre os 180 países monitorados, aproximando-se da zona vermelha da classificação (“situação difícil”).

O evento do dia 3 de maio será dividido em dois painéis. O internacional contará com a especialista norte-americana Jane Kirtley, professora de ética midiática e direito da Universidade de Minnesota, que trabalhou por 14 anos como diretora-executiva do The Reporters Committee for Freedom of the Press, e Emmanuel Colombié, diretor para a América Latina do Repórteres Sem Fronteiras.

O painel nacional reunirá Sergio Dávila (diretor de redação da Folha de S. Paulo),  Carla Jimenez (diretora do El Pais Brasil), Ricardo Gandour (diretor-executivo da rádio CBN) e Guilherme Amado (vice-presidente da Abraji). A abertura será feita por Felipe Santa Cruz, presidente da OAB Nacional.

Os moderadores serão Angela Pimenta (presidente do Projor) e Luciana Garbin (coordenadora do LabJor – laboratório de produção de conteúdos jornalísticos do curso de Jornalismo – da FAAP e editora de produção do Estadão).

O seminário é gratuito e aberto ao público, mas é necessário fazer a inscrição. Alunos receberão certificado de presença e haverá tradução simultânea.

O evento é uma realização da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo),  do Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Conta com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ANJ (Associação Nacional de Jornais), Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão), Instituto Palavra Aberta, Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e RSF (Repórteres Sem Fronteiras).

Serviço

Evento: Seminário Internacional Liberdade de Imprensa na Era Digital

Local: FAAP – Rua Alagoas, 903 – Auditório 1

Data: Sexta-feira, 3 de maio

Horário: das 9h30 às 12h30

Inscrições: neste link

Informações: Textual: renanalbertini@textual.com.br / thiagopugliesi@textual.com.br / saopauloimprensa@state.gov / www.faap.br/imprensa / Oboé Comunicação Corporativa: fabiana@oboecomunicacao.com.br / iracema@oboecomunicacao.com.br

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.