Francisco Viana

Cortando as amarras
Cortando as amarras 624 340 Instituto Palavra Aberta

*Francisco Viana Abrir e gerir empresas no Brasil ficou mais fácil. Com a MP da Liberdade Econômica, assinada pelo Presidente da República no mês passado, o país deu um vigoroso…

Discurso de ódio exige reescrever um novo capítulo da história da liberdade de expressão  
Discurso de ódio exige reescrever um novo capítulo da história da liberdade de expressão   1024 576 Instituto Palavra Aberta
“Oh ódio, conduz-me que eu te sigo“ Medéia, de Sêneca.
Liberdade de expressão, conquista cotidiana
Liberdade de expressão, conquista cotidiana 1024 558 Instituto Palavra Aberta

Francisco Viana* A liberdade de expressão , indispensável para a liberdade de imprensa, é uma conquista diária. Foi incluída de modo definitivo entre nossos direitos políticos pela Primeira Emenda da…

A revolução da informação e a liberdade de expressão 
A revolução da informação e a liberdade de expressão  1024 576 Instituto Palavra Aberta

Francisco Viana* A liberdade de expressão é um direito do homem, no sentido de humanidade, que as novas tecnologias da informação estão democratizando em escala universal, sem precedentes. Registra o…

O novo Iluminismo e os desafios das novas narrativas
O novo Iluminismo e os desafios das novas narrativas 1024 558 Instituto Palavra Aberta

Francisco Viana* Termino de ler e reler O novo Iluminismo, em defesa da razão, da ciência e do humanismo, do neurocientista da universidade de Havard, Steven Pinker (Companhia das Letras, 2018). É uma visão…

A voz da liberdade
A voz da liberdade 630 420 Instituto Palavra Aberta
Sua voz virou uma referência cotidiana de liberdade de expressão para os brasileiros. Assim era Ricardo Boechat, âncora da BandNews, que morreu num acidente de helicóptero em São Paulo.
Elza Soares, a magia de uma mulher dura na queda
Elza Soares, a magia de uma mulher dura na queda 1024 559 Instituto Palavra Aberta

Francisco Viana* Elza soares vivia perseguida pela sombra do preconceito.  Primeiro porque era pobre e venceu na vida. Depois porque se apaixonou por um homem casado, pai de 7 filhos,…

Time e os guardiões da verdade
Time e os guardiões da verdade 632 300 Instituto Palavra Aberta

Francisco Viana* Pela primeira vez desde 1927, quando a distinção “Pessoa do Ano” começou a existir, um grupo de jornalista foi homenageado pela prestigiosa revista americana Time. A lista é…

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.