Brasil: 29 anos de democracia

Brasil: 29 anos de democracia 630 345 Instituto Palavra Aberta

O período de 1945 a 1988 é historicamente conhecido pelo retorno, queda e renascimento da democracia. Em 1945, renascem as eleições diretas suprimidas pela longa noite do Estado Novo e com a ditadura militar, instauradas em 1964, a legislação eleitoral viveria uma época de grande retrocesso, fosse na supressão do voto como no alinhamento da política aos objetivos do regime.

Durante anos viveríamos uma fase de escuridão e de censura. Todo esse cenário mudou definitivamente com a promulgação da Constituição de 1988, ao apresentar garantias políticas, inovações no campo social e os direitos e deveres de cada cidadão.

Ao completar 29 anos, todas as conquistas ainda estão latentes e devem ser respeitadas, mesmo que sofram tentativas frequentes para burlar o que reza a nossa Carta Magna.

O Instituto Palavra Aberta comemora e saúda a democracia brasileira, a liberdade de expressão em todos os segmentos e as garantias que nos proporcionam viver em um País livre. Salve a Constituição de 1988!

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.