Discurso de ódio ‘desumaniza indivíduos e comunidades’, diz secretário-geral da ONU

Discurso de ódio ‘desumaniza indivíduos e comunidades’, diz secretário-geral da ONU 678 447 Instituto Palavra Aberta

📸: Acnur (Divulgação)/VEJA

O discurso de ódio incita a violência, mina a diversidade e a coesão social e “ameaça os valores e princípios comuns que nos unem”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres, em sua mensagem para o primeiro Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, marcado no último sábado, 18 de junho.

“[O discurso de ódio] promove o racismo, a xenofobia e a misoginia; desumaniza indivíduos e comunidades; e tem um sério impacto em nossos esforços para promover a paz e a segurança, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável”, destacou Guterres.

Ele destacou que as palavras podem ser ‘armas’ e causar danos físicos.

A escalada do discurso de ódio para a violência física desempenhou um papel significativo nos crimes mais horríveis e trágicos da era moderna, desde o antissemitismo que levou ao Holocausto até o genocídio de 1994 contra os tutsis e hutus moderados em Ruanda, disse ele.

A internet e as mídias sociais ampliaram o discurso de ódio, permitindo que ele se espalhasse rapidamente pelas fronteiras”, acrescentou o chefe da ONU.

A disseminação do discurso de ódio contra minorias durante a pandemia de COVID-19 mostrou ainda que muitas sociedades são altamente vulneráveis ao estigma, discriminação e conspirações que promove.

Este primeiro Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio é um chamado à ação. Vamos nos comprometer a fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para prevenir e acabar com o discurso de ódio, promovendo o respeito à diversidade e à inclusão.

Mensagem do secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, por ocasião do Dia Internacional do Combate ao Ódio, em 18 de junho

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.