EducaMídia 60+ realiza palestra presencial na USP sobre desinformação eleitoral

EducaMídia 60+ realiza palestra presencial na USP sobre desinformação eleitoral 1024 779 Instituto Palavra Aberta

O EducaMídia 60+ esteve na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) para realizar uma palestra com o grupo do USP 60+, coordenado por docentes do curso de Gerontologia da unidade. A palestra com tema “Informação na eleições” ocorreu na sexta-feira, dia 16 de setembro. Esta foi a primeira atividade presencial com este grupo.

O público do USP 60+ já tinha realizado ações online com o EducaMídia 60+, sobre temas relativos aos módulos 3 e 5 do programa, que tratam de desinformação e golpes digitais, respectivamente. Por conta da proximidade com as eleições, a palestra focou no último módulo lançado, que trata justamente de democracia e desinformação.

“Falamos sobre as fontes confiáveis no contexto eleitoral, as agência de checagem, os institutos de pesquisa e o trabalho da imprensa profissional, e também sobre os problemas de nos informamos apenas com as propagandas eleitorais”, explica Bruno Ferreira, assessor pedagógico do Palavra Aberta, que lidera o EducaMídia 60+.

Segundo ele, a reação do público foi muito boa. “Alguns participantes confessaram, ao final da palestra, que estavam inseguros com o tema por conta de possíveis discussões partidárias, mas perceberam que é possível debater qualidade da informação sem cairmos nisso”, contou Bruno.

O EducaMídia 60+ tem uma coleção de dicas e materiais para que as pessoas com mais de 60 anos naveguem com segurança pela internet, aproveitando todas as oportunidades de comunicação e conexão que a tecnologia nos oferece.

Há conteúdos desenvolvidos especialmente para esse público, como cartilhas digitais, e outros recursos voltados para profissionais que estejam interessados em organizar oficinas e cursos de educação midiática para essa população.

Conheça os módulos, que podem ser usados em sequência ou de forma independente.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.