Inscrições abertas para workshop sobre educação midiática e o futuro do jornalismo

Inscrições abertas para workshop sobre educação midiática e o futuro do jornalismo 1024 394 Instituto Palavra Aberta

Estão abertas as inscrições para o workshop sobre educação midiática e o futuro do jornalismo promovido pelo Instituto Palavra Aberta, entidade que lidera o EducaMídia, em parceria com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e a Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), com apoio da Unesco no Brasil. Dedicado a  jornalistas profissionais e estudantes de jornalismo, o workshop será on-line, no dia 25 de maio, das 10h às 11h30. As inscrições podem ser feitas até o dia 18 de maio por meio deste formulário.

O evento ocorre dentro das comemorações do mês em que é celebrado o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa. A ideia é que os jornalistas reflitam sobre seu papel na formação de um público mais crítico e engajado, apto a defender o jornalismo profissional como pilar da democracia.

A programação inclui um panorama da educação midiática, sobretudo no contexto da desinformação, e contará com a  presença de Patricia Blanco e Daniela Machado, do Palavra Aberta; Sérgio Lüdtke, editor do Projeto Comprova, coordenador do Atlas da Notícia (Projor) e dos cursos da Abraji; e Renata Cafardo, vice-presidente da Jeduca e repórter do Estadão.

Os participantes selecionados serão convidados a debater ideias que possam ser desenvolvidas nas redações para as quais trabalham ou individualmente.

“Numa era de superabundância de informações, em que todos são não só consumidores, mas também produtores de conteúdo, é essencial que o jornalismo consiga se diferenciar para reconquistar a confiança da sociedade”, destaca Patricia Blanco, presidente do Palavra Aberta. “O envolvimento dos jornalistas em ações de educação midiática, explicando como é e qual a relevância de seu trabalho, é mais importante do que nunca.” 

Para a Abraji, uma audiência crítica é a garantia de uma imprensa livre e independente. “A desinformação é um fenômeno que requer múltiplas frentes de combate. Iniciativas de checagem e verificação se somam à educação midiática e a debates sobre a responsabilidade das plataformas ao amplificar o fenômeno”, afirma Cristina Zahar, secretária executiva da associação.

Já a Jeduca, entidade que reúne jornalistas e estudantes da área envolvidos com a educação e a cobertura do tema, considera que esse debate deve estar na escola. “É na escola que se formam os novos leitores e é importante que eles saibam os processos de produção de um conteúdo jornalístico, o que o diferencia de tantos outros conteúdos que circulam hoje pela internet”, completa Renata Cafardo, da Jeduca.

SERVIÇO | Workshop: Educação midiática e o futuro do jornalismo

Inscrições: acesse e preencha o formulário online até 18 de maio. A lista com os selecionados para participar será divulgada no dia 19 de maio.

Vagas: 35 para jornalistas produtores de conteúdo e 15 para estudantes de jornalismo.

Custo: gratuito

Certificado: sim

 

PROGRAMAÇÃO | Duração prevista: 1h30

O que é educação midiática e por que importa? (Patricia Blanco e Daniela Machado)

– Conceitos e breve panorama da educação midiática no Brasil

– Media literacy x news literacy

O papel do jornalista (Sérgio Lüdtke e Daniela Machado)

– Fact-checking: o que é, para que serve e como funciona

– Além do fact-checking: promoção da educação midiática, transparência no jornalismo e construção de novas audiências.

Case (Renata Cafardo)

– A estratégia do Estadão na Escola

Debate (em grupos)

– Quais ações, atitudes ou projetos podem ser desenvolvidos ou apoiados por você ou pela redação em que trabalha? 

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