Live EducaMídia fala sobre o papel das bibliotecas na educação midiática

Live EducaMídia fala sobre o papel das bibliotecas na educação midiática 1024 536 Instituto Palavra Aberta

João Costa, para o Instituto Palavra Aberta

Soraya Lacerda e Wander Filho Pavão são bibliotecários de formação, trabalham na Casa Thomas Jefferson em Brasília (DF) e são facilitadores do EducaMídia.

Com esse ótimo currículo, eles foram os convidados da live semanal do programa, que vai ao ar às quintas no Facebook e Youtube. O papo foi comandado por Mariana Ochs, uma das coordenadoras do EducaMídia.

Habilidades
Durante a live, Wander ressaltou a importância de bibliotecários e demais profissionais da educação construírem repertório para organizar o conhecimento.  Na avaliação dele, o educador precisa ler bastante e buscar fluência digital, habilidades com tecnologias e ter um comportamento proativo para ser mediador e curador do conhecimento.

Na avaliação de Soraya, a curadoria é um conjunto de habilidades que envolve a coleta, a conexão de conteúdos e a oportunidade de compartilhamento e colaboração. Ela destacou a importância de trabalhar nas crianças a busca e pesquisa por fontes, posicionando os alunos no papel de verdadeiros produtores de conteúdo, com autonomia e análise crítica.

Dicas para um bibliotecário midiático
Wander destacou também a importância de se usar, nas bibliotecas, recursos abertos e materiais gratuitos, oferecendo aos professores alternativas para que eles possam usar para enriquecerem suas aulas.

Para Soraya, é importante também que o bibliotecário seja criativo e trabalhe com materiais que cheguem mais rápido para o usuário, atendendo às necessidades mais específicas de consumo de informação por parte dos alunos e educadores.

Ambos destacaram a colaboração da biblioteca com instituições de ensino, centros culturais, museus e rádios comunitárias.

Futured: o futuro da educação

Em breve, o EducaMídia, em uma parceria com a Casa Thomas Jefferson e com o apoio da Embaixada Americana, oferecerá gratuitamente o curso de “Educação Midiática para Bibliotecários: conceitos e práticas”. De acordo com Soraya, o curso faz parte de um programa maior para discussão e reflexão sobre a educação do futuro.

Para saber mais informações sobre a formação, acompanhe as redes e o site do EducaMídia.

Para assistir à live com Soraya Lacerda e o Wander Filho na íntegra, clique aqui.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.