Palavra Aberta apoia iniciativa inédita da ANJ

Palavra Aberta apoia iniciativa inédita da ANJ 720 424 Instituto Palavra Aberta

Nesta segunda, 23 de março de 2019, diversos jornais brasileiros unificaram suas capas com a mesma mensagem: “Juntos vamos derrotar o vírus. Unidos pela informação e pela responsabilidade”. A campanha da Associação Nacional de Jornais (ANJ) é uma iniciativa inédita que visa destacar o papel da imprensa no combate à desinformação e, consequentemente, ao novo coronavírus que se dissemina pelo mundo desde o fim de 2019.

Segundo Marcelo Rech, presidente da entidade, a ação é uma demonstração da união dos jornais em um momento em que a informação de qualidade é crucial para salvar vidas. “Em situações dramáticas como a que vivemos, informação precisa e contextualizada é um bem ainda mais essencial”, afirmou.

A campanha teve início no dia 18 de março e também abrange entidades parceiras da ANJ e veículos de comunicação digitais. Os jornais que não circulam às segundas também devem publicar a capa, criada pela agência de inteligência de mídia Tailor Media, no decorrer da semana.

 “A ideia é que, por meio dos vários anúncios (on-line e impresso), possamos reforçar a necessidade de se buscar informação em veículos que produzem jornalismo profissional e compartilhar conteúdos com certificado de origem em redes sociais e aplicativos de mensagem”, ressaltou Rech. “O antídoto contra a desinformação espalhada nas redes sociais é a ‘boa viralização’ da informação verdadeira”.

A iniciativa da ANJ também conta com uma hashtag, a #imprensacontraovirus, que une os veículos nessa empreitada coletiva contra a pandemia.

Fonte: ANJ