Palavra Aberta participa de ações de combate à violência escolar com Ministério da Educação

Palavra Aberta participa de ações de combate à violência escolar com Ministério da Educação 575 195 Instituto Palavra Aberta

O Palavra Aberta está trabalhando com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e com o Ministério da Educação em ações que visam difundir a educação midiática como forma de combate à violência escolar no ambiente digital e presencial.

Entre as ações, está uma cartilha destinada a famílias, educadores, crianças e adolescentes, denominada Escola Segura: Como Lidar com Conteúdos de Violência Online e Conversar com Crianças e Jovens sobre o Tema, que pode ser baixada gratuitamente no site da pasta. O objetivo do material é promover um ambiente digital mais seguro e saudável. Todo o passo a passo foi desenvolvido com o apoio de especialistas da sociedade civil nas áreas de segurança digital e educação para as mídias, com participação ativa do Palavra Aberta e da SaferNet.

A cartilha foi lançada durante a Caravana Juventude pela Paz nas Escolas, uma iniciativa interministerial de enfrentamento à violência no ambiente escolar. O primeiro evento ocorreu na Escola Municipal Dom Tomás Balduíno, em Goiânia (GO), com uma oficina de educação midiática para crianças, adolescentes e educadores conduzida por Ferreira, assessor pedagógico do Palavra Aberta.

“O debate sobre informação, fake news e violência nas escolas precisa ser feito com estudantes e educadores, dentro de sala de aula. Sensibilizar a comunidade escolar para esses temas é fundamental não só em um momento crítico como o que estamos vivendo, mas de maneira contínua, para prevenir outros episódios”, afirma Bruno.

A Caravana visitará 10 cidades brasileiras, promovendo um dia de ocupação em cada unidade. Serão desenvolvidas atividades culturais, esportivas e científicas, e oferecidas oficinas com especialistas em diversos temas, além de palestras e apresentações sobre direitos para crianças, adolescentes e jovens. 

*Com informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania e Ministério da Educação

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.