Palavra Aberta participa de live com Google e TSE sobre checagem e eleições

Palavra Aberta participa de live com Google e TSE sobre checagem e eleições 1024 576 Instituto Palavra Aberta

A partir desta quarta-feira (28/10), o Instituto Palavra Aberta vai mediar uma série de lives promovidas pelo Google em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os convidados são especialistas em eleições e outros temas importantes relacionados ao pleito.

O objetivo é ampliar o conhecimento do eleitor brasileiro em torno de assuntos essenciais para a segurança e a realização do  processo eleitoral de 2020, como o combate à desinformação e os cuidados sanitários que estão sendo definidos pela Justiça Eleitoral para o dia da votação.

A primeira live da série, em 28/10, vai promover um debate sobre a importância da checagem de fatos e informações na luta contra fake news e o trabalho de agências de checagem, veículos de jornalismo e de todo o ecossistema para averiguar conteúdo enganoso sobre o pleito. Os debatedores serão Cristina Tardáguila, fundadora da Agência Lupa, e Diogo Rais, professor de Direito Eleitoral da Mackenzie e da FGV-SP.

Na sequência, no dia 04/11, a secretária-geral do TSE, Aline Osorio, e o secretário de Tecnologia da informação do tribunal, Giuseppe Janino, conversam sobre os mitos mais frequentes sobre eleições, e desmistificam lendas e boatos, sobre o processo eleitoral, a segurança da urna eletrônica, entre outros temas.

Por fim, pouco antes do primeiro turno das eleições municipais, no dia 9 de novembro, o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, vai conversar com o médico Roberto Kalil Filho, cardiologista e presidente do InCor, sobre recomendações e cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio com o novo coronavírus no dia da eleição. Kalil tem ajudado o TSE, na campanha publicitária, a divulgar os protocolos sanitários que guiarão os eleitores durante o processo de votação neste ano. O médico não cobrou cachê.

Todas as lives terão a mediação da presidente-executiva do Palavra Aberta, Patrícia Blanco.

A transmissão será realizada pelo YouTube do Palavra Aberta e também nos canais do Google Brasil e do tribunal.

Confira a agenda completa:

 28/10, 18h30
A importância da checagem de informações
Onde: canais do TSE e Google Brasil no YouTube do Palavra
Convidados: Cristina Tardáguila (Agência Lupa) e Diogo Rais (FGV)

04/11, 18h30
Desmistificando lendas eleitorais
Onde:  canais do TSE e Google Brasil no YouTube
Convidados: Aline Osorio (Secretária-geral – TSE) e Giuseppe Janino (Secretário de Tecnologia da Informação – TSE)

09/11,18h30
Como votar de maneira segura: protocolos sanitários e outras dicas
Onde:  canais do TSE e Google Brasil no YouTube
Convidados: Ministro Luís Roberto Barroso (Presidente do TSE) e Roberto Kalil Filho (InCor/USP)

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.