Palavra Aberta realiza oficina de educação midiática com jovens e lideranças Kayapó

Palavra Aberta realiza oficina de educação midiática com jovens e lideranças Kayapó 945 533 Instituto Palavra Aberta

Lideranças e jovens Kayapó participam na segunda-feira (dia 26 de julho), em Novo Progresso, de uma oficina que vai tratar do combate a “fake news” e formas de buscar informações confiáveis na internet e em redes sociais. A atividade será promovida pelo Palavra Aberta, em parceria com o Instituto Kabu.

O objetivo é oferecer instrumentos para que as pessoas possam lidar, de maneira crítica e responsável, com o que leem, veem, recebem e compartilham online.

A capacitação será realizada online, adotando todas as medidas necessárias de segurança sanitária por causa da pandemia de COVID-19.

Usando como mote a provocação: “Epa, peraí…O quê?”, o curso pretende instigar os participantes a desconfiarem de informações sem autoria definida e divulgadas em grupos ou redes que acabam espalhando notícias e histórias falsas sobre diversos temas, entre eles a vacinação contra o novo coronavírus, por exemplo.

“A proposta é convidar os participantes a refletirem quando veem ou leem algo estranho e confirmar se aquilo é confiável antes de repassá-lo”, explica Mariana Mandelli, coordenadora de comunicação do Palavra Aberta.

A oficina acontece na véspera do início da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Instituto Kabu, marcada para os dias 27 a 29 de julho. No período, lideranças de aldeias das Terras Indígenas Baú e Menkragnoti vão se reunir na Câmara Municipal de Novo Progresso (PA) para discutir temas ligados à situação do Plano Básico Ambiental da região.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.