Patricia Blanco participa da abertura de seminário do STF

Patricia Blanco participa da abertura de seminário do STF 1024 600 Instituto Palavra Aberta

*Com informações da Agência Brasil

A presidente do Palavra Aberta, Patricia Blanco, participou da solenidade de abertura do Seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia, no Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira, 14 de setembro. Estavam presentes à mesa a presidente do tribunal, Rosa Weber; o ministro Luís Roberto Barroso; o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitora da Universidade de Brasília (UnB), Márcia Abrahão Moura.

Representando entidades da sociedade civil signatárias do Programa de Enfrentamento à Desinformação, Patricia citou uma pesquisa global divulgada recentemente pela Open Society Foundation, segundo a qual 86% da população mundial dizem preferir viver em um Estado democrático. Ela, no entanto, alerta que “esse índice despenca em se tratando dos mais jovens”.

“Os mais jovens são os que mais deixam de valorizar os processos democráticos. Pessoas ao redor do mundo ainda querem acreditar na democracia. No entanto, a cada nova geração essa fé diminui, enquanto aumentam as dúvidas sobre a capacidade de [a democracia] trazer melhorias concretas à vida das pessoas”, disse.

Ainda segundo Patricia, muitos jovens do ensino médio não têm conhecimento sobre os processos democráticos, nem sobre a “importância da participação ou da possibilidade de participar, como protagonistas, para melhorar o seu entorno e a sua situação a partir de processos democráticos”.

“Esses resultados mostram com clareza que estamos desafiados a uma tarefa urgente, porque a desinformação tem envenenado o discurso político e porque temos visto o quanto ela afeta a confiança nas instituições e mina o processo democrático”, acrescentou ao defender investimentos maciços na educação cidadã de crianças e jovens, dando a eles oportunidade de participação na construção de soluções para os inúmeros problemas.

Evento
O Seminário Combate à Desinformação e Defesa da Democracia é promovido pelo STF em parceria com universidades públicas. O evento, organizado no âmbito do Programa de Combate à Desinformação, reúne, nos dias 14 e 15 de setembro, ministros, academia e representantes da sociedade civil.

Organizado com a participação também da Andifes e do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom), o encontro tem sete painéis que abordarão temas como regulação das plataformas digitais, a educação midiática e o papel das agências de checagem na defesa da democracia.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.