Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017

Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017 630 400 Instituto Palavra Aberta

O Portal Imprensa, em parceria com a FRAN6 Pesquisa, lançou este mês pesquisa sobre a liberdade no exercício do jornalismo e espera a participação de profissionais das cinco regiões do Brasil.

Autônomos e contratados das cinco regiões do Brasil têm até o dia 10 de março para colaborar com esse projeto, que tem o objetivo de levantar a percepção dos jornalistas brasileiros quanto ao grau de liberdade na redação e publicação de matérias, e no exercício da profissão.

Segundo levantamento da Fenaj, feito em parceria com os Sindicatos de Jornalistas e divulgado no dia 12 de janeiro deste ano, registrou-se um crescimento de 17,52% no número de casos de agressões. O Relatório da Violência contra Jornalistas e Liberdade de Imprensa 2016 mostra que foram 161 casos de violência contra a categoria, 24 a mais do que os 137 casos registrados em 2015.

Em novembro de 2016, no Dia Internacional para Terminar com a Impunidade em Crimes contra Jornalistas, a Unesco informou que entre 2014 e 2015 foram assassinados 51 trabalhadores de meios de comunicação na América Latina. Segundo a organização, essa é hoje a segunda região mais perigosa para jornalistas, superada apenas pelos países árabes.

Diante desse cenário, o Portal Imprensa, em parceria com a FRAN6 Pesquisa, está promovendo a Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017 que também procura identificar as principais formas de pressão que os profissionais sofrem atualmente, as mudanças na liberdade de expressão nas redações nos últimos 10 anos e a percepção da liberdade na imprensa internacional.

Participação

A pesquisa pode ser acessada pelo Portal Imprensa e respondida por jornalistas autônomos e contratados das cinco regiões do Brasil até o dia 10 de março. Os resultados da Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017 serão apresentados no 9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, que será realizado pelo Portal no dia 2 de maio, na sede da OAB-DF, em Brasília.

Para contribuir com a Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017 acesse:
http://www.portalimprensa.com.br/pesquisas/revista/201702/pesquisa.asp

A primeira edição da Pesquisa Liberdade de Imprensa foi realizada em 2007. Encomendada pela Revista Imprensa, Aberje e Maxpress, e publicado no mesmo ano, verificou que “os jornalistas brasileiros vivem um paradoxo. Por um lado, acreditam viver no país que mais respeita a liberdade de imprensa na América Latina. Por outro, reclamam que sofrem variados tipos de pressão no exercício da profissão”.

Foram ouvidos profissionais de todas as regiões, cargos e plataformas do País, a ampla maioria dos jornalistas (86%) revelou que já sofreu pelo menos dois tipos diferentes de pressão, com o pedido de não publicação ou divulgação da matéria no topo, seguido por ameaça de processo jurídico, manipulação de dados, ameaça física, ameaça de demissão e demissão efetiva.

A Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017 conta com o apoio do Instituto Palavra Aberta.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.