Projeto Censura em Cena

Projeto Censura em Cena 630 450 Instituto Palavra Aberta

Dia 27 de agosto acontece, em São Paulo, a leitura da peça Filha Moça, de Augusto Boal. Desenvolvido pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), envolve a leitura dramática de peças proibidas pela censura paulista entre 1930 e 1970.

O Censura em Cena tem por objetivo apresentar os textos proibidos e entender de que forma a censura interferiu na produção artística e qual é o seu impacto na atualidade. Em sua segunda edição, o projeto envolve a leitura dramática de seis peças proibidas pela censura do Estado de São Paulo e presentes no Arquivo Miroel Silveira, acervo da Escola de Comunicações e Artes da USP e que reúne 6.137 processos de censura abertos entre 1930 e 1970 pelo Departamento de Diversões Públicas do Estado de São Paulo.

Todo esse acervo vem sendo estudado desde 2002 pelo Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura (OBCOM), grupo de pesquisa coordenado pela professora doutora Maria Cristina Castilho Costa.

No dia 27 de agosto (sábado), haverá a leitura da peça Filha Moça, de Augusto Boal, proibida em 1956, pois o censor julgou que nada havia nela que servisse aos objetivos do verdadeiro teatro: aprimorar os costumes, os sentimentos, a linguagem. Trata-se de um drama que tem como foco os conflitos e as desilusões amorosas vividas por uma filha, repetindo os sofrimentos passados por sua mãe. Assim, ela aprende a se conformar com a dura realidade da vida e as imposições sociais.

Os interessados podem fazer suas inscrições pela Internet até um dia antes do início da atividade. Após esse período, caso ainda haja vagas, é possível se inscrever pessoalmente em todas as unidades:
http://obcom.nap.usp.br/eventos/320/censura-em-cena–filha-moca-de-augusto-boal#sthash.DTTS4von.dpuf

[su_service title=”Serviço” icon=”icon: bookmark” icon_color=”#9E0B0F” size=”24″]Projeto Censura em Cena
Data: 27 de agosto (sábado)
Horário: das 14h às 19h
Local: Rua Dr. Plínio Barreto, 285 – 4º andar – Bela Vista – São Paulo / SP
Inscrições: http://obcom.nap.usp.br/eventos/320/censura-em-cena–filha-moca-de-augusto-boal#sthash.DTTS4von.dpuf
[/su_service]

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.