São Paulo sedia 1º TechCamp de combate à desinformação no país

São Paulo sedia 1º TechCamp de combate à desinformação no país 630 345 Instituto Palavra Aberta

A proliferação de desinformação, sobretudo em um ano de eleições, representa um grande desafio para a sociedade brasileira, considerada a que mais acredita em notícias falsas, segundo pesquisa do Instituto Ipsos em 27 países. Avaliando esse contexto, o Consulado Geral dos Estados Unidos da América e o Instituto Palavra Aberta realizam, nos dias 7 e 8 de fevereiro, o primeiro TechCamp Brasil de Combate à Desinformação do Brasil.

O evento acontece em São Paulo (SP) e reunirá, durante dois dias, 48 participantes das áreas de educação, jornalismo, tecnologia, sociedade civil e empreendedorismo social das cinco regiões do país, com o objetivo de discutir e propor soluções para o problema da desinformação, criando formas inovadoras de levar a educação para a informação a novos públicos e localidades.

O TechCamp é um encontro imersivo e interativo que convida um grupo de atores relevantes de diferentes áreas para, juntos, encontrarem uma resposta de impacto social da disseminação das “fake news”. Por meio da colaboração entre especialistas em soluções digitais do Brasil e do mundo, os participantes também poderão aplicar posteriormente o conhecimento adquirido em seus respectivos trabalhos. Além disso, o TechCamp é uma oportunidade para construir uma rede de especialistas capazes de alcançar novos públicos e criar maneiras inovadoras de disseminar o currículo existente sobre o tema.

Após a conclusão do TechCamp Brasil de Combate à Desinformação, os grupos serão acompanhados por mentores que orientarão a criação das soluções discutidas durante o encontro. Entre os trabalhos pré-concebidos, haverá uma seleção das melhores propostas para o recebimento de uma bolsa para desenvolvimento e implementação do projeto, concedida pela Embaixada dos Estados Unidos.

Os participantes do TechCamp foram selecionados previamente pelas entidades patrocinadoras do encontro e são orientados por mentores destacados pela organização do evento. Entre os mentores desta edição estão: Pamela Staeger (Media Education Lab / EUA), Miriam Romais (News Literacy Project / EUA), Gia Castello (Chicas Poderosas / Chicas Programando / Argentina), Bruno Serman (Lecionas / Rio de Janeiro), Daniela Arrais e Luiza Voll (Contente / São Paulo), Luciano Meira (Joy Street / Recife), Simone Cunha (Énois / São Paulo), Soraya Lacerda (Casa Thomas Jefferson / Brasília) e Sérgio Ludtke (Projeto Comprova / São Paulo).

 

Programação:

  • Dias 7 e 8 de fevereiro: TechCamp Imersão, workshop e desenvolvimento de projetos.
  • Março de 2020: Início da seleção de projetos para a concessão das bolsas para desenvolvimento e implementação (“small grants”), da Embaixada dos Estados Unidos.
  • Março a dezembro de 2020: Acompanhamento dos projetos implementados e impactos.

Sobre o TechCamp:

O TechCamp é um programa do Departamento de Estado dos Estados Unidos que conecta especialistas em tecnologia do setor privado com jornalistas, educadores, representantes de ONGs e da sociedade civil para explorar soluções tecnológicas inovadoras para enfrentar problemas. O programa foi criado em 2010 e já treinou mais de dois mil participantes em mais de 110 países. Este será o primeiro TechCamp no Brasil voltado para o combate à desinformação. O país já sediou dois STEM TechCamps, em 2018 e 2019, para estruturar uma rede de multiplicadores formada por gestores das Secretarias Estaduais de Educação e professores de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias, Matemática e Artes, com potencial e liderança para elaborar e implantar projetos voltados à aprendizagem ativa de STEM nas redes públicas de educação básica do Brasil. Agora em fevereiro, acontecerá o terceiro. Para mais informações: https://techcamp.america.gov

 

Serviço:

Evento: Tech Camp Brasil de Combate à Desinformação

Local: ESPM Tech – Rua Joaquim Távora, 1.240, Vila Mariana, São Paulo (SP)

Data: 7 e 8 de fevereiro de 2020

Horário: 8h00 às 17h00

Programa completo: https://techcamp.america.gov/techcamps/techcamp-brasil/

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.