Wik!Livre: liberdade de imprensa, expressão e opinião

Wik!Livre: liberdade de imprensa, expressão e opinião 630 345 Instituto Palavra Aberta

Criado pelo jornalista Alex Campos, o site Wik!Livre é um portal voltado para a defesa dos valores, princípios e compromissos universais do jornalismo e a favor de sociedades democráticas, soberanas e livres.

“Desde a Constituição de 1988, já são quase 30 anos de respeito pleno, sem interrupções, ao direito fundamental da liberdade de imprensa. O Brasil nunca viveu tanto tempo seguido sob as bênçãos e as graças dessa liberdade. Mas, curiosamente, nunca viu a imprensa ser tão sistematicamente atacada como hoje.” Foi inspirado e motivado por essa observação do jornalista JR Guzzo que Alex Campos, colunista de Economia da rádio JBFM (RJ) e dos jornais O Dia (RJ) e Diário de S.Paulo, decidiu criar o portal Wik!Livre (https://www.wikilivre.com).

Lançado em 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, o site é mais um espaço digital em defesa dos valores, princípios e compromissos universais do jornalismo – garantidos pela Constituição Federal – a favor de sociedades incondicionalmente democráticas, soberanas e livres.

Para Campos, o objetivo é tornar o Wik!Livre em um centro de reflexão ou ponto de referência. “É muito importante fazer valer, reforçar e consolidar a justa ideia de que imprensa livre e leitor ou eleitor bem informados são a base sólida de democracias sustentáveis”, diz o jornalista carioca com 31 anos de profissão.

O portal traz, além de notícias, sessões de artigos, charges, especiais, acervos e documentos. Também reserva áreas como “Jornalismo é a Maior Diversão”, que destaca filmes sobre o jornalismo e o papel da imprensa no combate à obscuridade. Não faltam espaços para entidades já dedicadas ao tema, como Abert, Aner, ANJ e o Instituto Palavra Aberta.

“A sociedade depende da nossa coragem. Não podemos trair a procuração que temos para, em nome da democracia, cobrar transparência das autoridades e barrar a truculência dos tiranos”, conclui o editor do Wik!Livre, que já tem patrocínio do laboratório MR Pharma.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.