Biblioteca

Uma das áreas de atuação do Instituto Palavra Aberta é a promoção de estudos (pesquisas, levantamentos) sobre liberdade de expressão. Isso é feito por meio de incentivos à produção acadêmica nacional e divulgação de pesquisas internacionais, realizadas por entidades parceiras, sobre o tema – sempre com o objetivo de fomentar discussões e ações em defesa da liberdade de expressão.

Todas as publicações são gratuitas, basta fazer o download.

Pensadores da Liberdade (volume 1)

O primeiro volume do livro Pensadores da Liberdade – Em torno de um conceito, uma publicação do Instituto Palavra Aberta, conta com 20 artigos sobre liberdade de expressão em seus mais diferentes aspectos.

Confira
Pensadores da Liberdade (volume 3)

O terceiro e último volume da coletânea, que teve como tema Liberdade e Cidadania, reuniu 17 autores de vários setores do mercado e agora pode ser acessado para leitura online.

Confira
Liberdade de Expressão - Questões da Atualidade

Organização: Cristina Costa, Patrícia Blanco (Orgs.) -São Paulo: ECA-USP, 2019.222 p.

Confira
Campanhas Eleitorais 2018 e Liberdade de Expressão

ICNOVA – Instituto de Comunicação da Nova, Instituto Palavra Aberta e o o Núcleo de Apoio à Pesquisa Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da Universidade de São Paulo – OBCOM-USP.

Confira
Privacidade, Sigilo e Compartilhamento

Organizado pelo Obcom (Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da ECA-USP), Instituto Palavra Aberta e o Sesc, o conteúdo desse livro são os trabalhos selecionados e com interesse no tema proposto.

Confira
Pensadores da Liberdade (volume 2)

Com 170 páginas o livro Pensadores da Liberdade – A liberdade como princípio, a segunda edição, de um total de três, da coleção homônima produzida pelo Instituto Palavra Aberta.

Confira
Pluralidade dos Meios de Comunicação

Lançado em 2012, levantamento dos veículos de comunicação existentes no Brasil, organizados de forma simplificada e acessível.

Confira
Efeitos Econômicos de Restrições Impostas à Informação Publicitária

O estudo realizado pela Tendências Consultoria Integrada a pedido do Palavra Aberta, foi lançado em 2011 e aponta os malefícios das restrições à publicidade.

Confira
Pós-tudo e crise da democracia

Orgamização: Cristina Costa, Patrícia Blanco (Orgs.) – São Paulo: Palavra Aberta, 2018. 240 p.

Confira