Ministra Cármen Lúcia é presidente do STF

Ministra Cármen Lúcia é presidente do STF 630 300 Instituto Palavra Aberta

posse-carmen-lucia-stf-_-set2016-2
Aos 62 anos, é a segunda mulher a assumir o cargo em cerimônia realizada em Brasília nesta segunda-feira (12). Ela ocupará, até 2018, o posto deixado pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Com a presença dos presidentes da República, Michel Temer, do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), Cármen Lúcia Antunes Rocha tomou posse do mais alto cargo do Judiciário e se torna a segunda mulher, a primeira foi a ex-ministra Ellen Gracie, a ocupar a presidência do Supremo Tribunal Federal (STF).

Mineira de Montes Claros, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC), foi a primeira mulher a presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de 2012 a 2013, e teve sua nomeação para o Supremo feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2006.

Na solenidade desta segunda-feira (12) o hino nacional foi interpretado pelo cantor e compositor Caetano Veloso no plenário do STF. Em seu discurso, Cármen Lúcia quebrou o protocolo ao cumprimentar primeiramente o cidadão brasileiro antes de qualquer autoridade presente; mas se desculpou pelo fato premeditado. “Começo por cumprimentar o cidadão brasileiro, insatisfeito hoje — estou convicta e todos nós estamos — por não termos o Brasil que queremos, o mundo que achamos que merecemos, mas que é nossa responsabilidade direta colaborar em nossos deveres para construir”, disse.

Eleita no último dia 10 de agosto, Cármen Lúcia cumprirá mandato de dois anos (2016 a 2018) e terá como vice o ministro José Antônio Dias Toffoli. Além da corte, ela comandará também o Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.