Fórum debate a liberdade de imprensa

Fórum debate a liberdade de imprensa 630 345 Instituto Palavra Aberta

O Portal e a Revista Imprensa promovem pelo nono ano o Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia, que acontece no dia 3 de maio na sede da OAB-DF, em Brasília, com o patrocínio do Grupo Globo e Souza Cruz.

Este projeto, abraçado há tanto tempo por Imprensa, mostra que ainda há muito o que se debater para garantir a liberdade de imprensa no Brasil e, por consequência, a democracia. Incontáveis reportagens impressas e online, atestam o cerceamento que jornalistas sofrem durante o exercício, a censura imposta de forma clara ou sutil, além dos tantos casos de violência contra esses profissionais da comunicação.

Nesta edição, que terá como tema a Liberdade de imprensa como cláusula pétrea da democracia, serão debatidos: o foro privilegiado e o contraditório da igualdade dos direitos da cidadania, e o liberalismo econômico e a liberdade de imprensa.

Pesquisa

A pesquisa exclusiva realizada recentemente por Imprensa será apresentada durante o fórum seguida de um debate. Promovida em parceria com a FRAN6 Pesquisa, a Pesquisa Liberdade de Imprensa 2017 teve como objetivo levantar a percepção dos jornalistas brasileiros quanto ao grau de liberdade na redação e publicação de matérias e no exercício da profissão, tendo como comparação os dados da pesquisa realizada em 2007.

Esta edição também marca o lançamento do Troféu Liberdade de Imprensa & Democracia, que será concedido a quatro personalidades brasileiras: um jornalista, um legislador, um magistrado e um acadêmico, pela sua carreira e contribuição à liberdade de imprensa.

A realização deste fórum teve o patrocínio do Grupo Globo e da Souza Cruz, e apoio da OAB-DF. Contou, ainda, com o apoio de mídia do site jurídico JOTA, Agência Radioweb e Abril Mídia, e o apoio institucional da ABI, Abert, Abraji, Aner, ANJ, Fenaj e Instituto Palavra Aberta.

As inscrições são gratuitas e para participar acesse o site:
www.portalimprensa.com.br/forumliberdadedeimprensa

[su_service title=”Serviço” icon=”icon: bookmark” icon_color=”#9E0B0F” size=”24″]9º Fórum Liberdade de Imprensa e Democracia
Data: 3 de maio de 2017
Horário: das 8h30 às 13h30
Local: Auditório da OAB-DF
SEPN 516 – Bloco B Lote 07 – Asa Norte – Brasília / DF

Programa:
Conferência de Abertura: “O foro privilegiado e o contraditório da igualdade dos direitos da cidadania”
Painel: Pesquisa Liberdade de Imprensa nas redações brasileiras 2017
Conferência de Encerramento: “O liberalismo econômico e a liberdade de imprensa”
Homenagem – Troféu Liberdade de Imprensa & Democracia[/su_service]

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.