Liberdade de imprensa e responsabilidade

Liberdade de imprensa e responsabilidade 1024 559 Instituto Palavra Aberta

Esse ano, com o tema ‘liberdade de expressão e responsabilidade’, discutimos a questão da produção de conteúdo jornalístico. Enquanto os meios de comunicação que exercem o jornalismo profissional são responsáveis pelos conteúdos que veiculam, dentro da legislação e dos princípios constitucionais, a pulverização da produção de conteúdo e a assimetria regulatória, tem causado uma série de questionamentos ao modelo vigente.

O painel contou com a participação do Dep. Marcel van Hattem (Novo/RS), Dep. Orlando Silva ((Secr. Participação, Interação e Mídias Digitais da Câmara dos Deputados – PC do B/SP), Fernando Rodrigues (Poder 360), com moderação de Gerson Camarotti (Comentarista político GloboNews, Bom Dia Brasil, CBN e G1).

O jornalista Gerson Camarotti destacou a importância do tema da 13a. Conferência Legislativa, reforçando que os pilares de liberdade de expressão e responsabilidade são fundamentais para a credibilidade. Segundo o jornalista “o que vai diferenciar o joio do trigo, é você ter liberdade com responsabilidade e isso vai trazer a credibilidade no universo virtual tão dispare”.

O deputado Marcel Van Hattem, chamou a atenção para focar no debate das ideias e propostas. E os profissionais e órgãos de imprensa devem se esforçar para buscar maior qualidade da cobertura de imprensa e formação dos profissionais.

Para o deputado Orlando, em alguma medida, as instituições do Brasil alimentam um ambiente que amplifica as intrigas palacianas e as crises nem sempre reais e relevantes. “Eu tenho a esperança de que a conduta ética se impregne em todos os atores da política nacional – parlamentares, jornalistas. Os profissionais de imprensa devem se empenhar por um código de ética forte”.

O jornalista Fernando Rodrigues reforçou o papel das mídias digitais no dia a dia da população e o efeito das bolhas informacionais. Para ele, “dar espaço para todas as vozes descordantes é um papel muito duro. Jornalismo profissional requer muito esforço.”

 

O evento também comemorou dos 40 anos da Associação Nacional de Jornais (ANJ), uma das mais respeitadas e tradicionais entidades representativas dos meios de comunicação no Brasil. Com a missão de defender a liberdade de expressão, do pensamento e da propaganda, e o funcionamento sem restrições da imprensa, a ANJ vem lutando pelo fortalecimento do jornalismo profissional, pela defesa dos direitos humanos, pela segurança dos comunicadores e os valores da democracia.

Para rever a 13a. Conferência Legislativa, clique aqui.

Veja as fotos do evento

Realização:

  • ANJ: Associação Nacional dos Jornais
  • Instituto Palavra Aberta

Apoio:

  • Abap: Associação Brasileira das Agências de Propaganda
  • Aner: Associação Nacional dos Editores de Revista
  • Abert: Associação Brasileira da Emissoras de Rádio e TV
  • Abraji: Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
  • Câmara dos Deputados

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.