Em defesa da liberdade

Em defesa da liberdade 150 150 Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta manifesta a sua posição sobre a discussão em torno da produção de biografias no Brasil, assunto este que vem tomando vulto nos últimos dias. Há muito o que se discutir, mas o principal fundamento é não lesar a liberdade de expressão conquistada com a Constituição Brasileira de 1988.

Apoiado no princípio constitucional que assegura ampla liberdade de expressão, intelectual e artística, o Instituto Palavra Aberta reconhece que escritores, pesquisadores, jornalistas, intelectuais e todos aqueles que desejem produzir biografias podem fazê-las sem qualquer restrição. Reconhece também a sua importância e valor enquanto produção artística e intelectual, como também de sua utilidade cultural e alcance histórico para o cidadão.

No momento em que a Constituição Cidadã completa 25 anos, uma das formas de comemorar a data é reconhecer que qualquer tipo de censura, seja a biografias ou a qualquer forma de manifestação intelectual e de pensamento, é extremamente prejudicial à sociedade e ao exercício da democracia, pois quanto mais você sabe, melhor você decide.

Instituto Palavra Aberta

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.