Brasileiro ganha importante prêmio da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia

Brasileiro ganha importante prêmio da Escola de Jornalismo da Universidade Columbia 150 150 Instituto Palavra Aberta

Mauri Konig, repórter da Gazeta do Povo, de Curitiba, será agraciado com o Maria Moors Cabot, que este ano comemora 75 anos e é considerado a mais antiga premiação internacional de jornalismo

A apresentação dos vencedores da medalha Maria Moors Cabot por Excelência em Reportagem na América Latina e no Caribe de 2013 foi anunciado pela Faculdade de Jornalismo da Universidade Columbia no dia 5 de setembro. O prêmio Cabot, como é conhecido, é a mais antiga premiação nesse segmento e este ano celebra 75 anos de existência com uma série de eventos especiais.

A seleção dos vencedores se deu pelas reportagens e trabalhos editoriais. Os medalhistas são Jon Lee Anderson (Estados Unidos, The New Yorker), Donna de Cesare (Estados Unidos, fotógrafa documental e escritora freelancer), Mauri Konig (Brasil, repórter especial da Gazeta do Povo, Curitiba), Alejandro Santos Rubino (Colômbia, editor chefe da Revista Semana). Uma cerimônia especial está sendo preparada para a blogueira cubana Yoani Sanchez, que deverá comparecer para receber a citação que lhe foi oferecida em 2009.

O reitor da Faculdade de Jornalismo de Columbia, Steve Coll, diz que a escolha desse grupo não poderia ter sido melhor. “Nós vemos o prêmio Cabot como uma oportunidade única de inspirar jornalistas de todas as Américas, através do reconhecimento dos mais talentosos, inovadores e corajosos. Estamos orgulhosos, especialmente porque é o ano comemorativo do prêmio.”

Para Lee C. Bollinger, presidente da Columbia e um estudioso da primeira emenda, “a Columbia é altamente renomada não só por ensinar grandes jornalistas, mas também por honrar o grande jornalismo que é essencial para informar cidadãos e melhorar nossa sociedade”. Para ele, “o prêmio Cabot ocupa, há muito tempo, um espaço especial na nossa missão ao reconhecer reportagens corajosas a respeito da América Latina, geralmente em países onde a liberdade de imprensa está longe de ser um direito e é exercida com grande risco pessoal”.

A entrega das medalhas e o pagamento de US$ 5 mil para cada vencedor será feita por Bollinger em uma cerimônia agendada para o dia 21 de outubro na Low Library, do Campus Morningside Heights, da universidade. Além disso, o 75º aniversário do prêmio será marcado por uma conferência de dois dias intitulada Liberdade de Imprensa, Padrões de Imprensa e Democracia na América Latina. Este evento, patrocinado pela Cabot Family Truste, World Bank e National Public Radio, acontece nos dias 21 e 22 de outubro na Universidade Columbia.

Talento brasileiro

Por mais de duas décadas, o repórter Mauri Konig, que trabalhou no jornal Gazeta do Povo, de Curitiba, até 2002, enfrentou ameaças ao expor abusos nos direitos humanos, tráfico sexual e corrupção. Entre os seus trabalhos destaca-se a série de reportagens feitas em 2006 e 2007 sobre o tráfico sexual de crianças e adolescentes ao longo da fronteira do Brasil e que levou a prisão de um dos seus principais traficantes.

Konig documentou, em 2002, o recrutamento e sequestro de crianças brasileiras para o serviço militar no Paraguai. Enquanto pesquisava essa história, foi violentamente espancado com correntes, estrangulado, e deixado como morto após fotografar uma estação de polícia.
Outra reportagem que lhe rendeu ameaças de morte foi em 2012, quando investigou a corrupção policial no Estado do Paraná. No final desse mesmo ano, por conta do agravamento dessas intimidações, mudou-se temporariamente para fora do Brasil com a família.

Prêmio Maria Moors Cabot

Fundado em 1938 por Godfrey Lowell Cabot, o prêmio é uma homenagem a sua esposa, Maria Moors Cabot. Desde então, já foram agraciadas 265 pessoas, com um adicional de 54 citações especiais para jornalistas de mais de 30 países das Américas. Entre os vencedores estão Mario Vargas Llosa (Peru); Alma Guillermoprieto (México), Carlos Fernando Chamorro (Nicarágua) e o âncora da Univision, Jorge Ramos.
No 75º aniversário, o Cabot é considerado o mais velho prêmio internacional de jornalismo. São agraciados os profissionais que cobriram o hemisfério oeste e, através de suas reportagens e trabalho editorial, procuraram melhorar o entendimento interamericano.
Para mais informações a respeito do Prêmio Cabot, incluindo uma lista com os vencedores anteriores, acesse www.journalism.columbia.edu

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.