Dia Internacional da Democracia

Hoje, 15 de setembro, celebramos a democracia, regime político em que a soberania é exercida pelo povo e cada cidadão tem seus direitos expressos e deveres de participar protegendo as leis e a liberdade.

A palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Nesse sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal.

É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. Pode existir no sistema presidencialista, parlamentarista, republicano, e no monárquico.

O mais importante é valorizarmos os princípios que a democracia nos afiança: proteger a liberdade humana e basear-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias. Uma das principais funções é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como a liberdade de expressão, religiosa, de imprensa, e as oportunidades de participação na vida política, econômica e cultural da sociedade.

Internacional

A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo principal de realçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais. No Brasil, a Constituição Federal é considerada a guardiã maior da democracia.

Selecionamos outros textos para você