Diplomata e professor norte-americano profere palestras sobre Direitos Humanos Internacionais

Diplomata e professor norte-americano profere palestras sobre Direitos Humanos Internacionais 550 345 Instituto Palavra Aberta

No dia 18 de setembro (quinta-feira), a Procuradoria Regional da República da 3ª Região (PRR3), em parceria com o Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, vai sediar duas palestras proferidas pelo embaixador norte-americano George E. Moose, professor adjunto e conferencista em práticas internacionais na Elliott School de Relações Internacionais na Universidade George Washington, em Washington, D.C. As duas mesas, abordarão o tema “Direitos Humanos Internacionais: o papel dos Estados na promoção e proteção” e serão seguidas por debates com especialistas. O evento acontecerá das 10h às 17h, e será emitido certificado de participação. Para fazer sua inscrição no evento, clique aqui.

A primeira mesa, com início às 10h, que será presidida pelo procurador-chefe da Procuradoria Regional da República da 3ª Região Pedro Barbosa Pereira Neto, buscará discutir como conciliar particularidades culturais com a visão universal dos Direitos Humanos e qual papel podem os países emergentes desempenhar na proteção dos humanos no mundo. Ela terá como debatedor o professor da Faculdade de Direito da USP e presidente da Associação Nacional de Direito Humanos, Pesquisa e Pós-Graduação (ANDHEP), Guilherme de Almeida.

Já a segunda mesa será centrada nas seguintes questões: Até que ponto a violação de Direitos Humanos justifica interferências? Há limites para a soberania? O papel dos estados soberanos da comunidade internacional na proteção das populações contra o genocídio, crimes étnicos, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, dentro do contexto da “Responsabilidade de Proteger”? Presidida pelo procurador da República em Guarulhos Isac Barcelos Pereira de Souza, ela terá como debatedor o historiador e analista de Relações Internacionais, professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo e coordenador do grupo de pesquisa “Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea” (UNIFESP/CNPq), Rodrigo Medina Zagni.

George E. Moose é professor adjunto e conferencista em práticas internacionais, além de diplomata. Sua carreira diplomática junto ao Departamento de Estado do Governo dos Estados Unidos incluem missões na Ásia, África, Caribe e Europa, tendo sido Embaixador na República do Benin (1983-1986) e na República do Senegal (1988-1991). De 1998 a 2001 foi o representante permanente dos Estados Unidos no Escritório Europeu das Nações Unidas em Genebra.

Em Junho de 2007 foi indicado pela Casa Branca para o conselho diretivo do U.S. Institute of Peace, onde atualmente é o vice-presidente do Conselho.

Serviço:
Direitos Humanos Internacionais:
O papel dos estados na promoção e proteção

com o embaixador americano George E. Moose.
Data: 18/09/2014

MESA I, MANHÃ- 10H ÀS 12H30
Presidente do Mesa: Pedro Barbosa Pereira Neto – Procurador-Chefe da PRR3
Debatedor: Guilherme de Almeida – Professor da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Presidente da ANDHEP.

MESA 2, 14H ÀS 17H00:
Presidente de Mesa: Isac Barcelos Pereira da Souza – Procurador da República em Guarulhos
Debatedor – Rodrigo Medina Zagni – Historiador e analista de Relações Internacionais. Professor do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal de São Paulo onde coordena o grupo de pesquisa “Conflitos armados, massacres e genocídios na era contemporânea” (UNIFESP/CNPq).

Inscrições:
http://www.prr3.mpf.mp.br/consulta/inscricao/20140918/

Endereço: Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2020, Térreo.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional da República da 3ª Região
Fones: (11) 2192 8620/8766 e (11) 99167 3346
prr3-ascom@mpf.mp.br
twitter: @mpf_prr3

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.