Palavra Aberta apoia livro para professores sobre habilidades na era digital

Palavra Aberta apoia livro para professores sobre habilidades na era digital 960 960 Instituto Palavra Aberta

A educação em tempos digitais é um dos maiores desafios da sociedade contemporânea. Como a pandemia de Covid-19 tem mostrado, as dificuldades são múltiplas, inclusive no que se refere ao desenvolvimento de habilidades e competências das crianças e jovens para lidar com o chamado ensino híbrido, que exige independência, criatividade e autonomia de educadores e estudantes.

O lançamento do livro Corações e Mentes – Pensando de forma autônoma fora e dentro da internet tem o objetivo de contribuir para o convívio respeitoso e democrático nas interações off-line e on-line, com base no pensamento reflexivo e autônomo e em habilidades sociais e emocionais de convivência. Com texto e coordenação geral de Bernardo Sorj e Alice Noujaim e atividades de Maura Marzocchi e Bruno Ferreira, o livro tem apoio do Instituto Palavra Aberta e da Plataforma Democrática.

A obra é um texto de uso pedagógico que visa contribuir para a formação de cidadãos livres e autônomos, apresentando diversos mecanismos psicológicos que afetam nossa capacidade de pensar e julgar. Assim sendo, o livro incentiva que os alunos e alunas desenvolvam as habilidades e competências necessárias para que possam conviver de forma respeitosa e agir de forma reflexiva. . Para isso, sugere uma série de atividades e exercícios.

O livro é destinado a professores de todas as etapas da educação básica, podendo ser adaptado pelas mais diversas disciplinas, além de ser uma ferramenta importante para impulsionar o bem-estar na convivência cotidiana e a participação dos alunos em tempos de ensino híbrido.

Educar para o autoconhecimento é cada vez mais importante, já que a comunicação eletrônica propicia as pessoas a transmitirem mensagens sem tomarem o tempo e a prudência necessários para avaliar suas consequências. Assim sendo, Corações e Mentes é uma obra relevante para tempos de desinformação, em que os vieses cognitivos que tanto influenciam nossa capacidade reflexiva e nossas emoções, limitando nosso potencial de nos orientar, dentro e fora da internet, estão em discussão.

A obra está disponível para acesso livre no site do EducaMídia.

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.