Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo seleciona 49 trabalhos para a final

Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo seleciona 49 trabalhos para a final 150 150 Instituto Palavra Aberta

Entre os mais de 1.350 trabalhos inscritos de todas as regiões do Brasil, o júri definiu 49 trabalhos para disputar o prêmio. Concorrem em várias categorias matérias, reportagens, fotos, ilustrações e charges veiculadas no período de 8 de abril de 2012 a 7 de abril de 2013.

Em sua décima edição o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo irá reconhecer as melhores matérias do ano em dez categorias e mais duas categorias especiais – Grande Prêmio Líbero Badaró (melhor matéria ou reportagem inscrita) e Destaque do Ano (homenagem pela contribuição à imprensa feita por uma instituição, empresa ou pessoa física).

Para Sinval de Itacarambi Leão, diretor da revista Imprensa, ressalta que “o significado da premiação está baseado na procura da excelência do jornalismo”. Vencedora da nona edição na categoria Jornalismo Impresso, Eliane Brum comenta que o Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo é “um reconhecimento importante da boa reportagem, aquela que se propõe a documentar a história em movimento (ou o movimento da história), e ajuda a manter e ampliar o espaço dentro das redações para aqueles repórteres que fazem matérias de profundidade, baseadas na ética e na apuração rigorosa”.

Na primeira edição realizada em 1989, Jayme Martins, vencedor do Grande Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo, destacou que o prêmio, além de valorizar a imprensa, “é uma vitória dos que participam da profissão no país”. Entre os jornalistas que já conquistaram mais de uma vez a premiação, destacam-se Caco Barcellos (TV Globo), Dalcio Machado (Diário do Povo), Gilberto Dimenstein (Folha de S.Paulo), João Antonio de Barros (O Dia) e Marilu Cabañas (Rádio Brasil Atual).

A cobertura das edições anteriores do prêmio você pode conferir no site Acervo Imprensa (www.acervoimprensa.com.br) todas as edições da revista, que contém mais de 30 mil páginas que resgatam os principais fatos da imprensa brasileira nos últimos 25 anos.

Os vencedores da 10ª edição serão revelados em uma festa que está prevista para setembro, mês em que a revista Imprensa comemora 26 anos. Todos os inscritos no Prêmio Líbero Badaró de Jornalismo receberão uma assinatura semestral da publicação.

Iniciativa da revista e portal Imprensa, com patrocínio da Souza Cruz, o prêmio conta com o apoio de associações ligadas à liberdade de imprensa: ABI, IICS, Instituto Palavra Aberta e Artigo 19. Visa estimular o desenvolvimento da imprensa brasileira, distribuindo 76 mil reais aos melhores trabalhos jornalísticos do país, tanto de profissionais quanto de universitários.

 

    Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossa plataforma. Ao continuar navegando, você concorda com as condições previstas na nossa Política de Privacidade.